Ponte Maria Pia, óleo, 1925, Eduardo Viana (1881-1967), Museu do Chiado.

E se a história da Engenharia pudesse ser contada através da Arte? Até ao próximo dia 22 de agosto, é isso que se propõe a fazer a exposição “Entre Margens – Representações da Engenharia na Arte Portuguesa”, uma iniciativa que reúne no Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), as obras de alguns dos mais significativos artistas plásticos portugueses.

Ao todo são 140 pinturas e instalações assinadas por 61 artistas, que retratam inúmeras pontes e outras obras emblemáticas da engenharia e arquitetura portuguesas. O evento é coorganizado pelas faculdades de Engenharia (FEUP) e de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto.

Inaugurada a 22 de junho, por ocasião do 50º aniversário da Ponte da Arrábida e do 100º aniversário do nascimento de Edgar Cardoso, a exposição está aberta ao público às terças-feiras das 14h às 18h, e de quarta-feira a domingo entre as 10h e as 18h.

Já este domingo, dia 28 de julho, Bernardo Pinto de Almeida (FBAUP), um dos comissários da exposição, vai liderar uma visita guiada pelas 140 peças expostas no MNSR. A entrada é livre.