A participação no Fórum exige inscrição prévia (foto: Pixabay / Creative Commons)

É já no próximo dia 13 de março que o Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe a oitava edição do Fórum do Ambiente. Organizada pela primeira vez pelo recém-formado Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente, a iniciativa pretende, por um lado, promover o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (MIEA) e, por outro, partilhar experiências, abordar temas da atualidade e mostrar oportunidades de futuro na área.

Jaime Silva, vice-presidente do Conselho de Administração da Águas de Santo André e alumnus FEUP; Juan García Rodríguez, professor do Departamento de Engenharia Química e de Materiais da Universidad Complutense de Madrid (UCM) e vencedor do prémio “International Water Association”; e Lúcia Guilhermino, docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS) e líder do Grupo de Investigação de Meios de Contaminação e Mecanismos de Toxicidade do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), são alguns dos oradores já confirmados no evento. Entre os temas abordados estarão “Os Impactes Ambientais e Saúde Humana”, o “Aproveitamento de Tratamento dos Recursos Hídricos” bem como a integração de tecnologias e ligações ao tecido empresarial.

Do programa do evento destaca-se também a realização de um debate sobre ‘O futuro das fontes energéticas’, que será liderado pelo alumnus FEUP e Diretor da Unidade de Energia Eólica do INEGI, José Carlos Matos, e por Adélio Mendes,  professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da FEUP. Nota ainda para um momento de networking conduzido por Maria João Teles, também alumna FEUP, Coordenadora do Conselho Regional Norte de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros (OE) e responsável de Qualidade na Refinaria de Matosinhos da GALP.

Destinada a todos os estudantes e profissionais interessados e/ou relacionados com a área, a participação na iniciativa tem um custo de 3 euros e exige inscrição prévia, que pode ser feita aqui.

Mais informações na página oficial de Facebook do Fórum do Ambiente.