A Addvolt, empresa graduada da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, desenvolveu uma powerbank para carros que permite carregar veículos elétricos e híbridos em qualquer momento e em qualquer lugar. O design do produto ficou a cargo de outra empresa da UPTEC e parceira de longa da data da Addvolt: a Everythink.

Com esta powerbank para carros proposta pelas duas startups portuenses, qualquer pessoa ou serviço pode garantir o abastecimento dos veículos sem o investimento em infraestrutura elétrica dos postos fixos.

Por enquanto, o produto já chamou a atenção da GALP, que o utilizou num projeto piloto com carregamentos rápidos e gratuitos para qualquer utilizador. Uma parceria que, segundo Bruno Azevedo, CEO e cofundador da Addvolt, só foi possível graças à “grande visibilidade” que a solução ganhou com “a demonstração e validação deste projeto no parque de estacionamento da UPTEC, juntamente com a comunicação externa realizada pela UPTEC”.

Os cofundadores das duas empresas concordam, contudo, que o projeto ainda não está terminado. Bruno Azevedo olha para esta powerbank como uma “obra inacabada e que ainda tem muito trabalho pela frente”. Já Júlio Martins, CEO da Everythink, acredita que ainda estão no “intervalo do jogo”, mas que as “as provas já estão dadas, como demonstra a colaboração com a GALP”.

UPTEC é um “polinizador de sinergias”

A Addvolt e a Everythink têm muito em comum: ambas as startups foram fundadas por alumni da Faculdade de Engenharia da U. Porto, deram os primeiros passos na UPTEC, têm fundadores com uma visão disruptiva e colaboradores com uma vontade imensa de fazer mais e melhor

Quanto à parceria que se estabeleceu na UPTEC, Júlio Martins reconhece que “o potencial das empresas, num Parque como este, é imenso”. Afinal, “a UPTEC é um “polinizador de sinergias entre organizações e pessoas, na facilitação dos contactos e estímulo de iniciativas”.

E quando os dois empreendedores pensam no papel da UPTEC, a resposta é a mesma: “a UPTEC tem um papel fundamental na criação de efervescência e oportunidades para que as pessoas das empresas se encontrem, falem e partilhem as suas ideias”.