A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vai receber no próximo dia 10 de maio, terça-feira, pelas 10h30, a visita de uma delegação económica luxemburguesa.  A visita da comitiva onde se incluem representantes do Ministério da Economia do Luxemburgo, da Câmara do Comércio Luxemburguesa e do meio empresarial, acontece à margem da visita de Estado a Portugal dos grão-duques Henrique e Maria Teresa do Luxemburgo.

O evento servirá como montra do que de melhor se cria e inova na UPTEC, nomeadamente nas áreas da mobilidade, Tecnologias da informação e Comunicação (TIC), sustentabilidade e tecnologias para o espaço.

A sessão contará com uma breve apresentação das iniciativas dinamizadas pela UPTEC em prol da inovação e empreendedorismo, conduzida por Maria Oliveira, Diretora de Negócios do Parque de Ciência e Tecnologia.

De seguida, a comitiva vai ter a oportunidade de conhecer as soluções e tecnologias de ponta de dez startups, exemplo dos mais de 660 projetos empresariais já apoiados pela UPTEC desde 2007.

A delegação vai conhecer, assim, as soluções da Visblue para armazenar localmente energia solar em edifícios residenciais; a tecnologia da Smartex que resolve problemas da indústria têxtil; a SaStudio que atua na intersecção da arquitetura com o empreendedorismo social; o robot para a indústria de limpeza de painéis solares da SolarCleanO; os produtos de engenharia para o mercado aeroespacial e eólico da Eptune; as tecnologias de monitorização de turbinas eólicas da Fibersail;  o primeiro sistema plug-in elétrico do mundo para o setor do transporte, criado pela Addvolt; as soluções na área das energias renováveis da  Pixel Voltaic; a tecnologia de cibersegurança desenvolvida pela HealthySystems; e o software da Losch para a área do retalho automóvel.

No final, decorrerá um business lunch, onde a comitiva luxemburguesa e os empreendedores da UPTEC vão explorar potenciais ligações comerciais entre os dois países, num momento de networking.

A presença na UPTEC será precedida por uma visita às instalações da Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia. Após passagem pela UPTEC, a delegação segue para Lisboa, onde decorrerão as restantes atividades da missão a Portugal.