A Fine Wine Traveller é a nova app que “sabe” tudo sobre vinhos e que promete aproximar os consumidores jovens dos vinhos portugueses. Disponível para download gratuito – para sistemas iOS e android e Huawey – desde o final do ano passado, a plataforma desenvolvida pela Gisgeo, empresa graduada da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, reúne informação sobre produtores, dicas de sommeliers ou propostas de experiências de enoturismo em Portugal.

Através de uma comunicação simples e descomplicada, a Fine Wine Traveller quer tornar o universo dos vinhos nacionais mais próximo de um público jovem, ao mesmo tempo que consegue chegar aos apreciadores e entusiastas de vinho.

Nesta aplicação, os utilizadores podem encontrar informações sobre produtores que se encontram espalhados pelas diferentes regiões vinícolas portuguesas, receber dicas de sommeliers, apreciar propostas de experiências de enoturismo nacional e, ainda, aceder a receitas de cocktails de vinho ou de pratos gastronómicos.

“Todos aqueles que tenham interesse por este tema e que, eventualmente, ainda estejam a dar os primeiros passos neste universo, poderão aqui fazer as suas pesquisas, tirar dúvidas e até desmistificar alguns conceitos com a ajuda de profissionais.”, refere Ana Bessa, responsável de marketing da Gisgeo.

Outro objetivo da app passa por envolver as pessoas em torno do vinho português, “para que possam conhecer e valorizar um produto que é, cada vez mais, diferenciador e estratégico para o nosso país”.

Apesar do lançamento muito recente, a app permite já pesquisar e ter acesso à oferta de mais de 700 produtores vínicos nas diversas regiões nacionais. Em cada resultado, o utilizador tem a possibilidade de aceder à geolocalização do produtor, de estabelecer um contacto direto e, ainda, de partilhar a sua classificação. Já na área “Wine Lovers”, é possível encontrar conteúdos para conhecer e acompanhar o mundo dos vinhos portugueses.