Empresa da UPTEC cresce 150% em dois anos

A Flowtech é líder de mercado na gestão sem papel do setor agroalimentar em Portugal. (Foto: DR)

 A FlowTechnology, empresa sediada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, apresentou um crescimento do volume de negócios de 150% nos últimos dois anos. A empresa é responsável pelo desenvolvimento do Flow Manufacturing, um software de gestão da produção que desmaterializa toda a gestão das empresas industriais.

Fundamentada na estratégia da indústria 4.0, a tecnologia da FlowTech permite a digitalização das empresas industriais. Além disso, garante o controlo da rastreabilidade, consegue apurar o custo industrial, gerir stocks em tempo real e ainda confirmar a qualidade dos produtos.

A “gestão industrial sem papel” da FlowTech já chegou a grandes fábricas portuguesas como a Pascoal, Padaria Ribeiro, Poveira e Manná. Atualmente, a spin-off da U.Porto está a colaborar num projeto que vai integrar a cadeia de valor de vários produtos, como queijo, pêra, maça e pescado.

“Com as soluções da FlowTech, os industriais conseguem aumentar a qualidade dos produtos, garantir a rastreabilidade e reduzir os custos de produção. A Flowtech é atualmente líder de mercado no setor agroalimentar em Portugal e o crescimento foi sempre totalmente orgânico, sem investimento de capital de risco ou business angels.”, afirma Miguel Fernandes, CEO e fundador da FlowTech.

Neste momento, a empresa está a implementar o primeiro projeto internacional do Flow Manufacturing numa indústria de conservas na Irlanda – ao abrigo do consórcio europeu SAFER – Smart Atlantic Seafood Clusters, que promove a adoção de inovação e tecnologia na fileira do pescado.

A FlowTech foi criada há 12 anos, conta com mais de 20 colaboradores, tem duas patentes registadas e o crescimento é totalmente orgânico.