Participantes do SEEW 2012 puderam adquirir conceitos e práticas do pensamento empreendedor e do empreendedorismo.

O SEEW – Science and Engineering Entrepreneurship Workshop – Learning by Doing, um campo de treino organizado pelo INESC TEC em julho de 2012, serviu de trampolim para duas empresas – a Dependableware e a EXPERTUS – entrarem na fase final do programa COHiTEC e da competição Building Global Innovators (BGI), respetivamente. Ambas as iniciativas apoiam a inovação e a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de I&D.

A Dependableware conta com elementos do HASLab (Laboratório de Software Confiável) do INESC TEC, enquanto a EXPERTUS está ligada ao Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

Para Miguel Matos, da Dependableware, “o SEEW foi fundamental [na preparação do COHiTEC] porque foi através deste workshop que tomámos conhecimento da iniciativa e do seu modo de funcionamento”. Já Marta Teixeira Pinto, da EXPERTUS, considera que “o SEEW foi muito importante na preparação do ‘mindset’ adequado para se trabalhar em inovação/empreendedorismo/negócio, particularmente para a nossa equipa, cuja formação é maioritariamente académica/científica”, explica.

O SEEW 2012 foi liderado por Erik Sander, Diretor do Instituto de Inovação em Engenharia da Universidade da Florida, e João Claro, Coordenador de Unidade no INESC TEC e docente da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). O evento e contou ainda com o apoio do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), do Instituto de Inovação em Engenharia da Universidade da Florida e da Universidade do Porto. A iniciativa tinha como objetivo mostrar aos participantes conceitos e práticas do pensamento empreendedor e do empreendedorismo, promovendo uma experiência imersiva e realista, e permitindo-lhes desempenhar o papel de fundadores de empresas, criando uma visão e executando um plano para essa “empresa”.