Noventa jovens provenientes de vinte países participaram na nona edição da conferência

A Junior Achievement Alumni Portugal, sedeada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) desde 2009, e a JA-YE Alumni Europe realizaram entre 29 de agosto e 2 de setembro de 2012, na cidade do Porto, a nona edição da JA-YE Alumni Annual Conference.

90 jovens provenientes de duas dezenas de países (África do Sul, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Estónia, Noruega, Itália, Finlândia, Alemanha, Holanda, Roménia, Suécia, Sérvia, Espanha, Suíça, Polónia, Eslováquia e Portugal) tiveram a oportunidade de desenvolver competências de empreendedorismo, de liderança, de trabalho em equipa, de pensamento criativo e de desenvolvimento pessoal, sendo esta a primeira vez que participantes de fora da Europa marcaram presença no evento.

Durante 5 dias, a cidade do Porto foi a ponte entre várias culturas, constituindo um foco para que o de melhor e mais criativo se faz em Portugal. Inteiramente dedicado à temática: “On the Edge of Success: Discovering the Path Forward” o evento contou com workshops, visitas culturais à cidade do Porto e a presença de personalidades de relevo no campo do empreendedorismo.

No decorrer destes dias vários foram os oradores que partilharam a sua experiência no campo do empreendedorismo e diversos workshops e desafios fizeram parte da rotina de cerca de 100 jovens empreendedores. Entre os palestrantes foi possível encontrar Paulo Gray (ex-CEO Citi Group Portugal, actual diretor do Storm Harbour London), António Faria (CEO Fábrica de Startups), Miguel Gonçalves (CEO SparkAgency), Nuno Freitas (CEO Spirito), Bento Amaral (Instituto dos Vinhos do Douro e Porto), Nuno Arroteia (Diretor Invicta Angels), Pedro Cruz Gonçalves (Morais Leitão, Galvão Telles, Soares da Silva & Associados) e João Aroso (CEO DUE).

Este é o maior evento europeu das associações alumni da rede Junior Achievement europeia, constituindo a presente edição uma das maiores conferências de empreendedorismo jovem de sempre e a primeira a realizar-se em Portugal.

A Junior Achievement, nascida em 1916 nos Estados Unidos, é a mais antiga organização de promoção do empreendedorismo e da literacia financeira a nível mundial. Atualmente, afeta a vida de mais de 4 milhões de estudantes em todo mundo, pelo intermédio de mais de 178.000 voluntários, professores dos vários níveis de formação e tutores de instituições parceiras, nomeadamente as ligadas à banca. No nosso país, a Junior Achievement Portugal foi criada em 2005 e já envolveu mais de 135.000 estudantes e de 6.000 voluntários.

A JA-YE Alumni Europe é a rede europeia dos alumni europeus que participaram nos programas promovidos pela Junior Achievement, promovendo a continuidade do network ao nível da Europa. Em Portugal foi criada, em 2009, a JA Alumni Portugal, que integra os estudantes que ao longo dos anos participaram nas iniciativas da Junior Achievement Portugal, parceira da U.Porto, assumindo como missão proporcionar mais e melhores oportunidades aos antigos participantes dos referidos programas.

Refira-se que na fundação da JA ALUMNI Portugal intervieram ativamente vários estudantes da U.Porto, nomeadamente da FEP, FEUP e FLUP, tendo assumido vários cargos de direção. Atualmente David Eiras (antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) e Ricardo Martins Costa (antigo estudante da Licenciatura em Ciência da Informação e atual estudante do Mestrado em Ciência da Informação, duas parcerias FLUP/FEUP) fazem parte da direção europeia, European Comittee da JA-YE Alumni Europe, órgão de coordenação a nível europeu. Ricardo Martins Costa é, ainda, o atual vice-presidente da Europe Alumni Network e ex-presidente da JA Alumni Portugal. Integram a JA Alumni Portugal dezenas de alumni da U.Porto.