Visita arrancou com uma sessão de boas-vindas na Reitoria da Universidade do Porto. (Foto: DR)

Um grupo de empreendedores da Changwon National University, na Coreia do Sul, esteve recentemente na Universidade do Porto com o objetivo de visitar e conhecer vários ambientes do ecossistema empreendedor da instituição. O encontro, organizado pela U.Porto Inovação e com a duração de dois dias, aconteceu na sequência da visita do pró-reitor Carlos Brito àquela universidade asiática, em Maio do ano passado.

A visita arrancou a 29 de janeiro com uma sessão de boas-vindas na Reitoria da Universidade do Porto. Aí, a comitiva –  composta por um docente Changwon National University e jovens inovadores com formação nas áreas da Arquitetura, Design, Engenharia Mecânica e Engenharia da Informação e Comunicação e todos eles com empresas spin-off criadas na Coreia do Sul – ficou a conhecer a U.Porto Inovação, o ecossistema empreendedor da Universidade e também o MIETE, pelo docente João José. Seguiu-se uma visita ao Pólo Tecnológico do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, onde o grupo pôde contactar com empreendedores de algumas empresas ali incubadas.

O Digital Fabrication Lab (CEAU/FAUP) foi um dos pontos de passagem da comitiva. (Foto: DR)

No dia seguinte foram recebidos no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e na Porto Business School, da parte da manhã, e no Digital Fabrication Lab, durante a tarde. No DFL, José Pedro Sousa, professor da Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP), fez algumas demonstrações dos equipamentos ali utilizados para criar variadas obras contemporâneas, momento que agradou à comitiva coreana, não fosse a Coreia do Sul um país na vanguarda da tecnologia.

Com estes encontros, a Universidade do Porto pretende fortalecer o papel da equipa da U.Porto Inovação como embaixadores da Inovação e Empreendedorismo, fomentando a troca de experiências e demonstrando o que de melhor se faz na instituição.

No final da jornada o grupo coreano rumou a Lisboa e daí seguiria até Braga para conhecer também as universidades locais.