livro_250pxOs conhecimentos teóricos necessários à compreensão dos fenómenos da elasticidade dos corpos e do movimento dos fluidos estão reunidos no mais recente livro da U.Porto Edições, Elasticidade e Dinâmica dos Fluidos”,  da autoria de José Monteiro Moreira, José Machado da Silva e José Brochado Oliveira, professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

A nova publicação da U.Porto Edições será lançada oficialmente às 18h30 do dia 23 de outubro, no  anfiteatro -117 do Departamento de Física da FCUP, numa sessão que tem entrada livre. A apresentação da obra e dos autores estará a cargo de José Novais Barbosa, antigo Reitor da Universidade do Porto, atual presidente da Direção do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto (UPTEC) e autor do prefácio do livro.

Este livro destina-se a leitores que possuam uma base sólida em matemática, a nível universitário. A primeira parte é dedicado à Elasticidade, a segunda, à Dinâmica dos Fluidos. O conhecimento teórico é complementado, em cada secção, com a apresentação de um conjunto de problemas de aplicação, cuja resolução é apresentada no final do livro.

Sobre os autores

José Monteiro Moreira é professor associado do Departamento de Física e As­tronomia da FCUP. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Ramo Telecomunica­ções e doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Porto.

José Machado da Silva é professor catedrático jubilado da Universidade do Porto e professor honorário na Universidade de Zhejiang, Hangzhou, China. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade de Oxford.

José Brochado Oliveira é professor associado do Departamento de Física e As­tronomia da FCUP. É Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e douto­rado em Física da Matéria Condensada pela Universidade de Birmingham (Reino Unido).

Os autores são também colaboradores do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto – Instituto de Nanotecnologia (IFIMUP-IN).