Ela é Uma Música, documentário realizado por Francisca Marvão, é uma incursão no universo do rock e do punk no feminino em Portugal. Para descobrir na noite de 7 de maio, na Casa Comum (Reitoria) da Universidade do Porto. E é só aceitar mais este convite para entrar no “maravilhoso novo mundo” das Mulheres Que Fazem Barulho!.

“Eu comecei a tocar bateria quando tinha 15 (anos). Vi um vídeo na televisão de uma banda (americana) que era só de raparigas, eram as L7 e aí descobri que era o que eu ia fazer”. É com esta declaração de intenções de uma das protagonistas do documentário que começa o trailer de apresentação de Ela é uma Música.

Como em tantas outras áreas que fizeram história, habituamo-nos a ver baquetas com impressão digital masculina a voar da bateria em direção ao público, no final dos espetáculos. Também eram de dedos masculinos que saiam os acordes distorcidos das guitarras amplificadas durante os concertos. Mas era mesmo sempre assim? Ou era essa a imagem massificada que chegava até nós?

Ana Deus e Xana são duas das protagonistas de Ela é uma música. (Foto: DR)

Sendo o universo das guitarras amplificadas e do som distorcido um meio maioritariamente masculino, se observarmos com mais atenção, a história é outra. Dos anos 1950 até à atualidade, a realizadora Francisca Marvão abre o baú dos testemunhos vivos e dele começam a saltar imagens e sons que não haviam entrado no cânone da música portuguesa, das The Anarchicks, às Panela Depressão passando pelas Decibélicas, para citar alguns exemplos.

Ela é uma música faz uma espécie de cartografia do caminho feito pelo rock português até à modernidade. A orientá-lo estão as histórias, contadas na primeira pessoa, por Lena D’Água, Xana (Rádio Macau), Ana Deus (Ban e Três Tigres Tristes) ou Ana da Silva, (The Raincoats), todas elas homenageadas na exposição que está patente ao público até setembro, na Casa Comum.

A música que vamos ouvindo é de Amanda Autoo, Catarina Côdea, Helena Andrade, Helena Espvall, Helena Fagundes, Joana Guerra, June Nash, Laura Marques, Maria do Mar, Maria Correia, Mariana Camacho, Sara Ross e Sofia Queiroz.

Ela é Uma Música para ser visto e ouvido a partir das 21h00, no Auditório da Casa Comum. A entrada é livre.

Livre e gratuita é também a entrada em Mulheres que fazem Barulho!. A exposição, que é acompanhada por um programa de eventos paralelos, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00.