São egiptólogos de renome mundial, trabalham nalguns dos mais conhecidos museus do mundo e vão estar reunidos no próximo dia 17 de setembro, na Universidade do Porto, para participar no II Simpósio Internacional de Egiptologia.

Organizado pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM ) da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), este simpósio(ver programa) estará focado nas novas metodologias de investigação requeridas para o estudo sistemático dos ataúdes egípcios. Para debater este novo e promissor campo de estudos estará um painel de convidados onde não faltam alguns dos egiptólogos que têm liderado a investigação egiptológica no âmbito das crenças funerárias e, em particular, no estudo dos ataúdes. Entre eles estarão René van Walsem, investigador da Universidade de Leiden e autor de obras de referência no estudo dos sarcófagos; Christian Greco, curador da coleção egípcia do Museu de Antiguidades de Leiden; Alessia Amenta, curadora da coleção egípcia dos Museus do Vaticano; Heléne Guichard, conservadora do Departamento de Antiguidades Egípcias do Museu do Louvre; ou Kathlyn Cooney, especialista da Universidade da California em iconografia funerária.

O simpósio enquadra-se nas atividades da linha de investigação do CITCEM «Morte, mitos e utopias: Estudos interdisciplinares sobre o imaginário da morte e suas aplicações» e surge no seguimento do I Simpósio Internacional de Egiptologia, um evento realizado no Porto em janeiro deste ano e que teve um forte impacto na comunidade científica nacional e internacional. Esta será assim uma oportunidade para reatar e enriquecer o trabalho iniciado no primeiro simpósio em torno dos recursos patrimoniais e científicos da Universidade do Porto, nomeadamente do núcleo egípcio do Museu de História Natural, canalizando o estudo destes objetos para projetos de investigação de alcance internacional.

Com início marcado para as 15h00, o II Simpósio Internacional de Egiptologia vai decorrer no Edifício Histórico da U.Porto (Reitoria, Praça Gomes Teixeira.  A entrada é livre, ainda que sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected].