A reconversão do Convento das Bernardas com assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura já tida sido distinguida, em 2012, com o Prémio de Reabilitação. Foto: Luís Ferreira Alves.

O arquiteto Eduardo Souto de Moura, Professor Catedrático convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi distinguido com o Prémio Europeu de Intervenção em Património Arquitetónico 2017 pela intervenção no antigo Convento das Bernardas (2009-2012), em Tavira, transformado num complexo residencial e turístico.

O júri do prémio, atribuído na categoria Intervenção no Património Construído, foi constituído por Inês Vieira da Silva, Ignacio Pedrosa e Marc Aureli Santos. Nesta categoria, o júri decidiu também fazer uma menção especial ao restauro da Torre Catalã d’Es Pi, em Formentera, nas Ilhas Baleares, de autoria de Marià Castellò.

Da shortlist de 18 candidaturas seleccionadas entre as cerca de 200 propostas recebidas, foi também distinguido outro projeto português, o curso “Versus – Lições do Património Vernacular à Arquitectura Sustentável”, coordenado por Mariana Correia da Escola Superior Galécia, em Vila Nova de Cerveira, premiado na categoria Divulgação.

Na categoria Espaços Exteriores, o prémio foi atribuído ao projeto para as hortas de Caramoniña, em Santiago de Compostela, do atelier Abalo Alonso Architects (Corunha). Por sua vez, na categoria Planificação Urbana, o prémio foi para o Plano Especial de Protecção do Património da Antiga Vila de Sant Andreu de Palomar, Barcelona, da autoria do arquiteto Joan Casadevall Serra. Nesta categoria, o júri atribuiu também uma menção honrosa ao Estudo Programático e Urbano para o Edifício Citröen em Bruxelas, do atelier belga MS-A/Wessel De Jonge.

O Prémio Europeu de Intervenção em Património Arquitetónico conta já com três edições e é uma organização conjunta da Associação de Arquitectos para a Defesa e Intervenção no Património Arquitectónico (AADIPA) e do Colégio Oficial de Arquitectos da Catalunha.

Este Prémio tem periodicidade bienal e na edição anterior já tinham sido premiados dois projetos portugueses: a Casa E/C, na Ilha do Pico, Açores, do atelier SAMI – Arquitectos (Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira); e a publicação que João Campos co-assinou com o espanhol Fernando Cobos sobre as fortificações de Almeida e Cidade Rodrigo.

Mais informações em www.fa.up.ptwww.eu-architecturalheritage.org.