Carina Isabel Coelho Proença, recém-doutorada em Ciências Farmacêuticas – especialidade de Química Farmacêutica e Medicinal – pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi distinguida pela editora internacional MDPI – Multidisciplinary Digital Publishing Institute com uma Menção Honrosa, no âmbito do concurso Life 2021 PhD Thesis Awards, que visa reconhecer a relevância científica de teses de doutoramento desenvolvidas em todo o mundo.

A distinção reconhece a produtividade e impacto dos trabalhos científicos de Carina Proença, refletidos em mais de 190 citações provenientes da sua tese de doutoramento.

O trabalho de investigação da recém-doutorada da FFUP na área da Química Aplicada centrou-se na potencial aplicação de flavonoides no desenvolvimento de novas terapêuticas para a diabetes.

O resultado deste intenso trabalho de investigação refletiu-se na publicação de nove artigos com elevada aceitação na comunidade científica, tendo Carina Proença autora principal.

Com sede em Basileia (Suiça), a MDPI é a maior editora de revistas científicas de acesso aberto do mundo, sendo responsável por perto de 400 publicações nos mais diversos campos do conhecimento. Entre elas incluem-se mais de 85 publicações classificados como de alto impacto nas respetivas áreas.

Sobre Carina Proença

Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, Carina Proença iniciou o seu percurso na FFUP em 2013, como estudante de Mestrado em Controlo de Qualidade, com área de especialização em Fármacos e Plantas Medicinais.

Em 2017, ingressou no Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, com especialidade em Química Farmacêutica e Medicinal, o qual concluiu em 2021, com a tese intitulada “Assessment of the antidiabetic activity of flavonoids: targeting key enzymes involved in type 2 diabetes pathophysiology”, desenvolvida sob a orientação da docente Eduarda Fernandes (FFUP) e co-orientação dos docentes Artur Silva (Universidade de Aveiro) e Pedro Alexandrino Fernandes (Faculdade de Ciências da U.Porto).

Enquanto estudante de doutoramento, venceu, em 2018, o prémio de melhor poster no “MedChem Sicily 2018” em Palermo, sendo ainda autora de um dos artigos mais citados da revista Journal of Enzyme Inhibition and Medicinal Chemistry, publicado em 2017. Em paralelo, colaborou noutros projetos científicos, sendo autora ou coautora de 16 artigos com mais de 340 citações na sua totalidade (índice h = 10).

Atualmente, é investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE) a desenvolver trabalhos no Laboratório de Química Aplicada da FFUP.