Edifício histórico da U.Porto vai estar iluminado de azul durante uma semana (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Entre os próximos dias 1 e 7 de abril, o edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto “veste-se” de azul, numa iniciativa associada ao movimento internacional “Light It Up Blue”, que assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Alertar e dar a conhecer os sintomas e necessidades das pessoas com esta doença é o principal objetivo da semana de atividades, que está a ser organizada pelo Grupo de Trabalho sobre autismo da U.Porto com a colaboração do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE) da Universidade do Porto.

A semana de atividades arranca no dia 1 de abril, com a sessão “Vamos falar sobre autismo?”, aberta a toda a comunidade. Pedro Teixeira, Vice-Reitor da Universidade do Porto, Alice Ribeiro, responsável pelo GAENEE, Paula Pinto Freitas, Professora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), António Augusto de Sousa, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Engenharia (FEUP) e Ana Maria Gonçalves, representante da Federação Portuguesa de Autismo, são os oradores participantes.

A inauguração das luzes no edifício da Reitoria está marcada para no sábado, a partir das 21h00. O movimento “Light In Up Blue” conta com a participação de alguns ícones mundiais como o Empire State Building, o Cristo Redentor, a Torre Eiffel ou as Cataratas do Niágara.

O azul é a cor que assinala o Dia Mundial de Consciencialização do Autismo. (Foto: DR)

No domingo, dia 2 de abril, a partir das 10h00, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) junta-se à associação Vencer Autismo e à Câmara Municipal do Porto na organização de uma corrida e caminhada de cinco quilómetros, no Parque da Cidade. A participação na caminhada é gratuita, enquanto a corrida tem um custo associado de cinco euros (inclui t-shirt do evento). A comunidade U.Porto que efetue a inscrição através da plataforma online, paga apenas 2 euros, sendo que o CDUP-UP suporta o restante valor. O pagamento da inscrição deve ser efetuado nos balcões do CDUP-UP (Faculdade de Desporto, Pavilhão Luís Falcão e Estádio Universitário) ou através de transferência bancária. As inscrições estão abertas até 1 de abril.

Na terça-feira, dia 4 de abril, a partir das 13h00, diferentes entidades da U.Porto reúnem-se numa mesa redonda para falar sobre “O autismo no ensino superior”. Paula Pinto Freitas, Professora no ICBAS, Helena Lopes, do Gabinete de Orientação e Integração da FEUP são as oradoras convidadas, numa sessão moderada por Diogo Salvado, representante da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da U.Porto (AEFLUP). O evento acontece no foyer do ICBAS/FFUP e a abertura está a cargo de Pedro Teixeira, Vice-Reitor da U.Porto e de António Sousa Pereira, diretor do ICBAS.