Foram perto de 400 painéis fotovoltaicos instalados, a que se juntou a substituição de mais de 250 janelas e a colocação de mais de 3000 lâmpadas LED. Estes são algos dos números do projeto EE+@FLUP – Promoção de uma maior Eficiência e Sustentabilidade Energética na Faculdade de Letras da U.Porto, uma iniciativa inédita que visou dotar o edifício da FLUP de um melhor desempenho energético.

O projeto, cuja implementação custou cerca de 335 mil euros – cofinanciados pelo PO SEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão -, alinhou-se em três eixos principais. Entre eles, destaca-se a instalação de uma central fotovoltaica constituída por 394 painéis em regime de auto-produção.

A intervenção no edifício inaugurado há 25 anos incluiu ainda a substituição de 252 janelas (numa área intervencionada de 588 metros quadrados) e a substituição dos sistemas de iluminação convencional por 3.333 lâmpadas LED, com a correspondente diminuição de potência contratada.

Com estas medidas, garantiu-se desde logo uma melhoria nas condições de conforto ao dispor da comunidade académica  – composta por cerca de 6.000 estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico – espalhada pelo campus da FLUP, bem como uma considerável redução de custos com o consumo elétrico.

Em outubro passado, o investimento foi igualmente recompensado com a subida de dois níveis – para B- – na classificação energética do edifício, que passa assim a ser  88% mais eficiente que a referência.

AGIR em nome da sustentabilidade na FLUP

O EE+@FLUP surgiu no âmbito da “FLUP – AGIR, AGORA”, uma iniciativa lançada por estudantes, docentes, investigadores e funcionários não docentes da FLUP e que reflete o empenho da instituição com uma política de sustentabilidade. O objetivo passa por promover a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, através de ações que ajudem a diminuir a pegada ecológica da instituição.

Entre as medidas implementadas incluem-se um programa de recolha seletiva dos resíduos e respetiva reciclagem (contentores de lixo com separação de resíduos distribuídos pelos corredores do edifício) e a recolha e reciclagem de pilhas. A estas juntam-se ainda a criação de dois postos de carregamento para carros elétricos, a substituição das garrafas de plástico de uso único em reuniões e cerimónias oficiais da FLUP, a plantação de árvores no campus universitário ou a utilização de papel reciclado nas impressões.

Ainda no âmbito da iniciativa “FLUP – AGIR, AGORA”, será lançado, no início do próximo ano, um portal online dedicado à divulgação das práticas de responsabilidade social da FLUP.