O Eclipse de Outubro de 2005, fotografado no Planetário do Porto

Na manhã desta sexta-feira, 20 de março, o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva estará de portas abertas para a observação do Eclipse Solar. Se as condições atmosféricas permitirem, estarão disponíveis telescópios com filtros apropriados e óculos de eclipse para observação do evento.

Para quem aparecer neste centro de ciência da Universidade do Porto, haverá ainda uma pequena surpresa, dentro da cúpula do Planetário do Porto, onde recentemente foi instalado um novo sistema digital de projeção imersiva fulldome.

Em Portugal o eclipse solar – fenómeno em que a Lua vai “cruzar” o céu e colocar-se entre o Sol e a Terra – será parcial e deverá começar pelas 8h00 (hora de Lisboa) e terminar por volta das 10h00, com o seu pico a acontecer pelas 9h00. Como sempre nestas ocasiões, sugere-se um especial cuidado no momento da observação, uma vez que a observação direta, se ma devida proteção, pode causar cegueira instantânea ou gradual.

Em paralelo, o Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço (IA), o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) vão estimar a distância entre a Terra e a Lua, a partir de observações do eclipse solar. Será uma atividade com um cariz marcadamente pedagógico, e para a qual estão convidadas escolas, instituições ou indivíduos que queiram participar.

Para participar nesta atividade, basta efetuar um registo em: www.iastro.pt/eclipse2015, e seguir as instruções.