“Devemos-lhe a nossa civilização, a nossa cultura, e todos os benefícios que as artes, a ciência ou a tecnologia oferecem. (…) A criatividade cria a criatividade”. É este o ponto de partida da palestra que Katja Tschimmel vai protagonizar, no próximo dia 4 de maio,pelas 18h00, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em mais uma sessão das Creativity Talks., organizadas pelo Departamento de Engenharia Informática da FEUP.

A criatividade é contagiosa e por isso “infeta” as pessoas que nos rodeiam. Esta é a ideia que será explorada no discurso de Katja Tschimmel, que não se concentrará apenas no indivíduo criativo – a artista, o designer, o escritor ou o cientista -, mas em compreender a pessoa criativa como parte integrante de um sistema complexo. Um sistema vivo que pode ser um grupo de pessoas, uma equipa, uma organização, uma cidade ou/e toda a sociedade.

O objetivo da sessão é “infetar” o público com criatividade oferecendo conhecimento sobre o fenómeno e inspirar a geração de novas ideias e conhecimentos através de informação, imagens e pequenos exercícios de pensamento.

Dirigidas a toda a comunidade académica, instituições de investigação, organizações públicas e empresas, as “Creativity Talks” requerem uma inscrição gratuita, ainda que limitada à lotação da sala, pela ordem de registo. Quem não conseguir comparecer presencialmente na sessão, pode assistir aqui.

Na organização destas conferências participam ainda a Faculdade de Belas Artes (FBAUP), a Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação (FPCEUP), a Faculdade de Letras (FLUP), a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e a Casa Comum/Reitoria.

Sobre Katja Tschimmel

Nascida na Alemanha, Katja Tschimmel vive desde 1990 no Porto, a cidade que adotou e onde se sente em casa. Consultora e formadora, investigadora e docente, coach e oradora, trabalha em dois universos, o empresarial (MINDSHAKE – Consultoria em Pensamento Criativo e Design) e o académico (Porto Business School, Universidade do Porto e Laurea University).

É licenciada e doutorada em Design, e tem um Mestrado em Criatividade Aplicada. Investiga, ensina e publica nas áreas da Criatividade, do Design Thinking e da Inovação, tendo publicado os livros Creativity and Innovation Affairs (2022), CriAtivaMente/TheCreativeMind/CreA(c)tivaMente (2020), The Creativity Virus (2019), Processos Criativos (2011) e o modelo de Design Thinking Evolution 6 (2012), que aplica em ações de formação e coaching em numerosas empresas.