Na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) projetam-se e constroem-se, por estes dias, estruturas de esparguete. O desafio foi lançado pela IACES – LC Porto (Associação Internacional de Estudantes de Engenharia Civil) na 16.ª edição do Concurso de Pontes e Estruturas de Esparguete.

Direcionado a todos os estudantes de 1.º e 2.º ciclos de Instituições de Ensino Superior nacionais, esta competição pretende estimular as capacidades criativas dos participantes, desenvolvendo simultaneamente competências como gestão de tempo e organização pessoal, pensamento crítico e trabalho em equipa.

Dimensionar, estruturar e construir uma ponte que aguente a maior carga possível, recorrendo apenas a esparguete e cola térmica, x-atos e régua, são as regras do jogo. Para as equipas com melhor desempenho em termos de capacidade de carga, estética e quantidade de material utilizado há prémios no valor de 400 euros, 250 euros e 150 euros.

Existe ainda a opção da creditação de 1.5 ECTS a partir da Unidade de Formação Contínua da Faculdade de Engenharia criada para o efeito. Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a aulas sobre “História de Engenharia de Pontes em Portugal e no Mundo”, “Conceção e análise de modelos estruturais de pontes” e “Conceção e realização de modelos estruturais em esparguete”.

A fase de construção arrancou a 7 de novembro, no Corredor B da FEUP. A rotura das pontes está marcada para o dia 23 de novembro, no WOW Porto (World of Wine), momento esse em que as pontes construídas vão ser sujeitas a um ensaio de carga até à rotura da estrutura.

Em 2021, o concurso registou um recorde de inscrições, com cerca de 100 participantes de Norte a Sul do país. Já a edição de 2020 foi realizada à distância – ‘Family & Friends’ –, tendo os estudantes feito a inscrição de forma individual e executado a ponte com a família e colegas de casa.

Mais informações através do e-mail [email protected].