Os quatro candidatos admitidos à eleição de Reitor da Universidade do Porto para o mandato 2022-2026 vão dar a conhecer as suas propostas para a instituição numa audição pública que terá lugar no próximo dia 29 de abril, sexta-feira, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto

Cada candidato, sem a presença dos restantes, terá 30 minutos para apresentar o seu currículo e programa de ação, seguindo-se um período de uma hora para questões dos membros do Conselho Geral presentes.

A ordem e horário da apresentação dos candidatos foi definida por sorteio. A audição pública arrancará às 09h00 com João Falcão e Cunha, às 11h00 será a vez de Anand Agrawal, ficando para o período da tarde as apresentações de António de Sousa Pereira (14h00) e  de Altamiro da Costa Pereira (16h00). As audições podem ser assistidas por qualquer pessoa, até limitação da sala.

As apresentações não terão transmissão online em direto, mas serão disponibilizadas no mesmo dia, no canal da U.Porto no Youtube.

Uma semana depois, a 6 de maio, decorrerá a eleição do Reitor, em reunião fechada do Conselho Geral da U.Porto. Recorde-se que o ato eleitoral é realizado por escrutínio em voto secreto entre os 23 membros do Conselho Geral em funções (12 professores e investigadores, quatro estudantes, um funcionário não docente e não investigador e seis personalidades externas cooptadas).

O candidato que obtiver mais de metade dos votos dos membros presentes será o eleito. Se nenhum candidato o obtiver, será realizado uma segunda volta do sufrágio entre os dois candidatos mais votados. Caso o segundo sufrágio seja inconclusivo, procede-se a um terceiro, sendo eleito o candidato que obtiver o maior número de votos dos membros presentes.

O resultado da eleição estará ainda sujeito a homologação por parte do Conselho de Curadores da U.Porto.

Conheça os candidatos

A Comissão Eleitoral aprovou no passado dia 12 de abril os processos das quatro personalidades que se propõem a liderar a Universidade do Porto durante os próximos quatro anos.

Altamiro da Costa Pereira é diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e coordenador científico do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Licenciado e mestre em Medicina pela FMUP e doutorado pela Universidade de Dundee (Escócia), tem desenvolvido a sua atividade, em instituições nacionais e estrangeiras, nas áreas de epidemiologia, informática médica e investigação clínica. É Professor Catedrático da FMUP desde 2002, tendo sido eleito diretor daquela faculdade em 2018.

Anand Agrawal, natural da Índia, é atualmente Reitor da BlueCrest University College do Gana. Licenciado em Zoologia pelo Hansraj College (Índia), mestre em Marketing pela Universidade Jai Narain Vyas (Índia) e doutorado em Gestão pela ICFAI University (Índia)foi docente e gestor universitário em diversas instituições do Sudeste Asiático, Médio Oriente e África. Tem desenvolvido, ainda, investigação científica nas áreas de Marketing, Liderança e Gestão do Ensino Superior.

António de Sousa Pereira é o atual Reitor da Universidade do Porto, candidatando-se para um segundo mandato. Licenciado, mestre e doutorado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), faculdade onde desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo atingido a categoria de Professor Catedrático em 2002. Em 2004 foi eleito diretor do ICBAS, cargo que desempenhou durante 14 anos, até à sua eleição como Reitor da Universidade do Porto em 2018. É Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) desde 2020.

João Falcão e Cunha é diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 2014. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, mestre em Investigação Operacional pela Universidade de Cranfield (Inglaterra) e doutorado em Ciências da Computação pelo Imperial College LondonProfessor Catedrático do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial é, também, investigador integrado no INESC TEC, tendo desenvolvido trabalho experimental e teórico em Engenharia Informática e Sistemas de Informação.

Os programas de ação de cada um dos candidatos podem ser consultados aqui.