Na hora de escolher a universidade onde iria estudar, Duarte Nóbrega pesou as suas “expectativas, gostos e ambições” e a proximidade com a sua área de residência (Santa Maria da Feira). Mas foi “toda a tradição, prestígio e história” que estão associados à Universidade do Porto que o levaram a optar pela licenciatura em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências (FCUP), onde ingressou no ano letivo 2020/2021.

Em relação ao primeiro ano do curso, o estudante de 19 anos destaca as novas amizades que criou, a “acessibilidade dos professores” e a matéria que aprendeu, para além dos “belíssimos espaços verdes” da faculdade de Ciências que o cativaram.

“O culminar de um ano letivo com muitas novidades, cheio de desafios e obstáculos” foi a média de 19,55 valores com que concluiu o primeiro ano do curso, a mais alta entre 20 estudantes da U.Porto distinguidos com o Prémio Incentivo 2022. Uma distinção que Duarte Nóbrega encara como “uma fonte de motivação para continuar a trabalhar”, uma vez que “reconhece todo o esforço desenvolvido”.

– O que te motivou a escolher a U.Porto?

Os principais motivos que pesaram no momento da escolha foram a proximidade com a minha área de residência, toda a tradição, prestígio e história da Universidade do Porto. De facto, na minha área de estudos, considerei que o meu curso era o que melhor correspondia às minhas expectativas, gostos e ambições.

– O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O que mais gostei no meu primeiro ano foram todas as novas amizades que construí e que guardo com muito carinho e estima. Gostei muito de tudo o que aprendi e da acessibilidade dos professores. Não posso deixar de referir os belíssimos espaços verdes em que o Departamento de Ciência de Computadores está inserido.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

Gostava que existisse uma maior proximidade entre os diversos polos universitários, e, em particular, entre a Faculdade de Ciências e de Engenharia. Para além disso, gostava que fosse mais fácil arranjar um lugar de estacionamento por perto.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O Prémio Incentivo representa o culminar de um ano letivo com muitas novidades, cheio de desafios e obstáculos, mas que terminou tão bem. É importante para mim porque reconhece todo o esforço desenvolvido, não só no ano passado, mas desde que me lembro. É, sem dúvidas, uma fonte de motivação para continuar a trabalhar.

– Quais são os teus planos para o futuro?

Eu costumo dizer que o meu maior objetivo de vida é ser feliz e espalhar a minha felicidade. No entanto, academicamente, quero terminar a licenciatura e ingressar num mestrado na mesma área. A nível pessoal pretendo focar-me mais nas relações com todas as pessoas que são próximas de mim e nunca perder a vontade de aprender.

– Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Única.