Duarte da Costa Pereira

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), vai ser palco, no próximo dia 11 de janeiro, da “Última Lição” de Duarte da Costa Pereira, evento que assinala a jubilação daquele Professor Associado do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP.

Com início marcado para as 10h30, no Auditório Ferreira da Silva (Edifício FC6, Departamento de Ciência de Computadores), a sessão tem como ponto alto a comunicação de Duarte da Costa Pereira, intitulada “Caracterização do paradigma científico atual e reflexos culturais e sociológicos. Análise das consequências da recente entronização da Filosofia da Química na Filosofia das Ciências sobre a sua Praxis e sobre o seu Ensino”.

Antes, Alberto Amaral (Professor jubilado da FCUP e antigo Reitor da U.Porto) fará uma intervenção sobre “50 anos de ciência” e Paulo Dias (Reitor da Universidade Aberta) abordará o tema “Duarte Costa Pereira e as TIC na educação”.

Aberta a toda a comunidade académica, a cerimónia termina com um almoço em homenagem a Duarte da Costa Pereira, no Circulo Universitário do Porto. Para participar no almoço, é necessário efetuar uma inscrição prévia.

O programa completo da sessão pode ser consultado aqui.

Quem é Duarte da Costa Pereira?

Licenciado em Engenharia Químico-Industrial (1965) pela FCUP, Duarte da Costa Pereira tem uma carreira de relevo no campo da docência e da investigação científica. Nomeado Assistente da FCUP em 1962, é professor da faculdade desde 1980. Para além de ter desempenhado vários cargos diretivos na FCUP, é coordenador do Mestrado de Educação Multimédia (desde 2000) e do Centro Multimédia da Universidade do Porto (desde 1994). Foi ainda presidente da Divisão de Ensino e Divulgação da Sociedade Portuguesa de Química (de 1998 a 2004) e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e da Sociedade Europeia de Psicologia Cognitiva.

Enquanto investigador, é autor de vários livros e publicações científicas na área da Educação em Ciências, com particular enfoque no campo da Química. Nos últimos anos, tem vindo a ocupar-se da caracterização do paradigma científico atual e das consequências da recente entronização da Filosofia da Química na Filosofia das Ciências na sua Praxis e no seu Ensino, tema que centrará a sua última aula.

Ver biografia completa aqui.