O Auditório Fernando Távora, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), recebe no próximo dia 13 de outubro, a partir das 18h00, a Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2021/2022, com transmissão online em direto no canal YouTube FAUPlive.

A cerimónia, integrada nas comemorações dos 40 anos da FAUP, será assinalada com a conferênciaCidade célere‘ pelo arquiteto e fotógrafo Duarte Belo, uma reflexão sobre o “pensamento do espaço e do tempo na vertigem sedutora e perigosa da nossa contemporaneidade”.

Duarte Belo nasceu em Lisboa, em 1968. Com formação em arquitetura, trabalha desde 1986 no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal, que deu origem a um arquivo fotográfico de mais de 1.800.000 fotografias. Tem trabalhado sobre nomes relevantes da cultura portuguesa, como Mário de Cesariny, Ruy Belo, Maria Gabriela Llansol, Alberto Carneiro, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner.

Publicou vários livros sobre o tempo e a forma do território português, expõe desde 1987 e foi curador de várias exposições, lecionou nas áreas da fotografia e arquitetura. É editor do blogue Cidade Infinita.

“Cidade célere” será o tema da conferência proferida pelo arquiteto e fotógrafo português. (Foto: Duarte Belo)

Prémios aos melhores estudantes e abertura da ANUÁRIA’20

A antecipar a conferência, terá lugar a entrega de prémios ao melhor estudante a terminar o 3.º ano no ano letivo 2020/2021, e ao melhor estudante a terminar o Mestrado Integrado no ano letivo 2019/2020 com média igual ou superior a 16 valores. Serão também atribuídas menções de reconhecimento aos estudantes que se doutoraram no ano letivo 2019/2020.

O evento contará, ainda, com a apresentação da exposição ‘Anuária’21’, este ano sob o título ‘Novas práticas’. A mostra, comissariada pelo docente Mário Mesquita, propõe uma reflexão sobre o processo de adaptação dos cursos da Faculdade aos novos desafios contemporâneos. Regista a diversidade de experiências de ensino-aprendizagem que a escola integra, desde aquelas vividas no espaço físico da escola até às condições particulares de utilização de meios de comunicação digital à distância que a circunstância pandémica impôs. Questiona o modo como o analógico e, sobretudo o digital, se refletiram directamente nos processos académicos e que, perante novos desafios e exigências da sociedade, permitem situar-nos em novos tempos.

Dedicada este ano ao Professor José Quintão (1940-2021), a exposição ‘Anuária’21’ ficará patente ao público até 29 de outubro 2021, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 17h00 às 20h00.

Dado o Auditório Fernando Távora ter um número limitado de lugares, o acesso presencial à sessão é reservado a convidados e a estudantes FAUP mediante inscrição prévia no formulário disponibilizado pela AEFAUP aqui.

Mais informações aqui.