Os estudantes de doutoramento do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) reúnem-se em setembro na primeira edição do evento “Blue Think Conference: Share Science, Spread Knowledge”. O evento conta já com uma série de oradores internacionais e prevê formatos adaptados às restrições criadas pela pandemia de COVID-19.

Trata-se do primeiro evento organizado por doutorandos do CIIMAR, desenhado pelos estudantes e focado nos estudantes que estão na base de grande parte da produção científica e académica do CIIMAR. O evento, previsto para 17 de setembro, nasce da importância de criar eventos destinados aos estudantes e dar a oportunidade aos alunos de apresentar os seus trabalhos em ambiente de conferência, valorizando o seu currículo  e preparando-os para apresentações futuras.

O encontro intitulado “Blue Think Conference: Share Science, Spread Knowledge” está pensado para acontecer num ambiente descontraído que promova a interação entre os estudantes afiliados ao CIIMAR, incentive a partilha de ideias e resultados dos seus trabalhos mas que também propicie colaborações para futuros projetos. Pela primeira vez o CIIMAR terá uma plataforma abrangente a todos os seus estudantes que, segundo os representantes da comissão de alunos de doutoramento do CIIMAR responsáveis pelo evento, fomenta “a cooperação e colaboração entre todos, visto que muitos de nós trabalhamos em pólos afastados do edifício central do CIIMAR. Enquanto membros da comissão, estamos muito entusiasmados por organizar este encontro que se pretende descontraído e didáctico!”

Oradores internacionais

A comissão de alunos de doutoramento do CIIMAR, apoiada por uma comissão científica constituída por investigadores pós-doc do mesmo instituto, mobilizou-se para desenhar um programa abrangente e cativante: “tentamos que as três linhas de investigação do CIIMAR estivessem equitativamente representadas por sessões plenárias e por apresentações de estudantes, de forma a que todas as pessoas possam ver representadas as suas áreas de trabalho”. Além disso os alunos estão a finalizar um painel de oradores nacionais e internacionais com um longo percurso científico em cada uma dessas áreas. Entre os oradores confirma-se já a presença de Alicia Toranzo, professora de na Universidade de Santiago de Compostela,  na sessão plenária dedicada à área da Biologia, Aquacultura e Qualidade dos Produtos Marinhos. “Muito em breve iremos anunciar os oradores no website da conferência e nas redes sociais do Facebook, Twitter e Linkedin do CIIMAR” acrescentam os organizadores do evento.

Uma conferência em tempo de pandemia

A ideia de um encontro de estudantes é anterior à chegada da pandemia mundial, mas exigiu ajustes na dinâmica do evento, nas atividades sociais. Por outro lado, traz consigo a possibilidade de novas aprendizagens acesso a um público mais abrangente. Assim, o evento será aberto a todos os membros de qualquer instituto ou universidade com interesse nas áreas de investigação do CIIMAR, sob inscrição. A discussão dos temas vai ser incentivada virtualmente, na plataforma Slack. A submissão de apresentações, porém, são reservadas aos estudantes afiliados ao CIIMAR.

As inscrições estão abertas e a submissão de abstracts encontra-se disponível até 17 de julho. Todas as informações estão disponíveis no site do evento: https://bluethinkconference.ciimar.up.pt.