Filipe Daniel Alves Brandão, FCUP

Filipe Brandão é licenciado e mestre em Ciências de Computadores pela FCUP (Foto: DR)

O projeto Vector Packing Solver (VPSolver), da autoria de Filipe Daniel Alves Brandão, estudante do Doutoramento em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi distinguido com o Orbel Wolsey Award 2016, um galardão atribuído anualmente pela Belgian Operations Research Society (Orbel) ao melhor software de código aberto na área da investigação operacional.

VPSolver é um software  que permite a resolução de diversos problemas de corte e empacotamento com inúmeras aplicações na indústria. A base do projeto começou a ser desenvolvida ainda durante o mestrado [na FCUP] de Filipe Brandão e foi uma das componentes da tese que obteve uma classificação final de 20 valores em 2012. “Apesar do tema inicial do meu doutoramento ser um problema diferente do tipo de problemas que o software premiado permite revolver, fui mantendo este projeto em paralelo com o doutoramento. No entanto, os bons resultados que fui sucessivamente obtendo com a evolução deste projeto tornaram-no no tema do meu doutoramento que estou atualmente a terminar”, explica o estudante.

Para Filipe Brandão, que é licenciado e mestre em Ciências de Computadores pela FCUP, um dos fatores que mais contribuiu para a evolução do projeto “foi o facto de ter disponibilizado o software online em código-aberto (http://vpsolver.dcc.fc.up.pt/) e, devido a isso, ter sido contactado por diversas pessoas e empresas no sentido de saber se seria possível adaptar o software aos problemas que tinham em mãos”. Atualmente, o VPSolver já é utilizado numa multinacional na área de rotulagem e empacotamento.

A base do software premiado é um modelo de fluxos com compressão de grafos, apresentado num artigo científico intitulado Bin packing and related problems: General arc-flow formulation with graph compression [“Brandão, F. and Pedroso, J. P. (2016)]. A base teórica por detrás do uso de modelos de fluxos remonta a 1977, mas só recentemente, com a introdução de uma técnica de compressão de grafos, foi possível tornar este método eficaz na prática ao ponto se ser atualmente state-of-the-art em diversas aplicações.

Com um valor pecuniário de 1000 euros, o Orbel Wolsey Award tem como grande objetivo incentivar os investigadores da área da Ciência de Computadores a partilharem o seu trabalho com a comunidade. Os critérios de atribuição do prémio incluem a relevância na área, inovação, performance, impacto, dimensão do público-alvo, extensibilidade e qualidade do código.