Qual é o “tempo da ciência” e que constrangimentos enfrentam os cientistas hoje? Como se gerem expectativas na carreira científica e se lida com a frustração? De 4 a 5 de maio, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai reunir um conjunto de personalidades internacionais com o objetivo de questionar  o mundo da investigação e o tipo de abordagens adotadas atualmente em laboratórios um pouco por todo o mundo.

Promovido pela PRIDE Network, uma rede de profissionais da educação doutoral (docentes, investigadores e gestores), a 5th Annual PRIDE Conference 2023 vai ter como ponto de partida um artigo publicado pela prestigiada revista Nature, que aponta um certo desfasamento da realidade multicultural e excesso de rigidez nos códigos e regulamentos aplicados à investigação.

As noções de sacrifício e corrida ao topo estão a perder a aceitação que antes desfrutavam, acredita a Nature. Por outro lado, programas bem-intencionados para desenvolver competências e reter talento em início de carreira, especialmente mulheres, fazem pouco para consertar um sistema que ainda apresenta muitas lacunas na esfera da paridade.

Que ferramentas têm os doutorandos à disposição para contrariar este quadro? E de que forma podem os intervenientes e responsáveis pelos Programas Doutorais apoiar as mudanças que são necessárias em contexto doutoral?

Ana Freitas e João Pedro Pêgo, do Laboratório Ensino Aprendizagem da FEUP, estão entre os palestrantes desta edição e não escondem a enorme expectativa de receber um evento internacional desta envergadura. Estão mais de 100 inscritos, num esforço coletivo de problematizar a comunidade científica desde o início da carreira.

“Interessa-nos promover uma cultura de investigação saudável e profícua e a sensibilização para as questões da conduta de integridade e entendemos que este é o momento em que precisamos de agitar as águas. Esta será uma oportunidade para ouvir profissionais destacados nestas duas áreas a partir de responsáveis de investigação nas instituições de Ensino Superior e European Policy Officers que vêm partilhar as suas próprias experiências”, assegura Ana Freitas.

Mais informações na página do evento.