Cristiano Soares é Professor Auxiliar Convidado e doutorado em Biologia pela FCUP, e Marta Nunes da Silva é investigadora na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e doutorada em Ciências Agrárias pela FCUP. Os dois são também os vencedores da “3 MHT THESIS COMPETITION”, uma competição internacional destinada a jovens investigadores que tenham defendido recentemente a sua tese de Doutoramento na área da produção agroalimentar.

Depois de serem selecionados pela Sociedade Portuguesa de Horticultura para representarem Portugal, os dois jovens investigadores foram qualificados para a final, que decorreu numa das sessões plenárias do maior congresso de horticultura do mundo – o 31.º Congresso Internacional de Horticultura, realizado na cidade de Angers em França.

Selecionados entre os oito finalistas em competição, Marta Nunes da Silva e Cristiano Soares arrecadaram o primeiro prémio (2.500 euros) e o segundo prémio (2.000 euros) , respetivamente.

O trabalho de Marta Nunes da Silva, orientado por Susana Carvalho (GreenUPorto/FCUP) e Marta Vasconcelos (Universidade Católica Portuguesa), pretendeu elucidar os mecanismos de tolerância ao cancro bacteriano de kiwi e desenvolver métodos de mitigação da doença relacionados com a fertilização azotada à base de nitrato e aplicação de óleos essenciais de plantas.

Por seu lado, o projeto de investigação de Cristiano Soares, orientado por Fernanda Fidalgo (GreenUPorto/FCUP) e Ruth Pereira (GreenUPorto/FCUP), explorou, de forma ecologicamente relevante, os impactos da contaminação ambiental por glifosato, o herbicida mais utilizado em todo o mundo. Pretendeu-se desta forma abrir portas ao desenvolvimento de estratégias verdes capazes de mitigar os danos do pesticida em plantas de interesse agronómico.