A investigadora Célia Fonseca Ferreira, doutorada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP),  é a vencedora da edição deste ano do Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro, atribuído pela Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) à melhor tese de doutoramento realizada em Portugal.

Intitulada “Metamorfoses da Baixa do Porto. Dinâmicas Económico-sociais e Estratégias Públicas e Privadas em Contexto Urbano na Última Década”, a tese premiada propõe um retrato das dinâmicas económicas e sociais da Baixa da cidade do Porto na última década.

“A Baixa do Porto é hoje um lugar com dinâmicas económicas favoráveis ao reforço do ecossistema de empreendedorismo e inovação e com redes formais e informais territorializadas em escalas diversas (local, regional, nacional e internacional) que suportam o contributo da hélice quádrupla no robustecimento da competitividade local”, defende Célia Fonseca Ferreira, numa investigação “que se pretende que constitua um suporte à decisão pública local e à delineação de estratégias de atuação do setor privado”.

Natural de Valongo, Célia Ferreira, 36 anos, é licenciada (2005) em Geografia (especialização em Ordenamento do Território), mestre (2012) em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território e doutorada (2018) em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da U.Porto. A nível profissional, exerce funções como Técnica Superior Especialista em Estatística no Instituto Nacional de Estatística (Delegação do Norte).

Atribuído pela primeira vez em 1995, em homenagem ao geógrafo português Orlando Ribeiro (1911-1997), o Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro tem como objetivo promover, incentivar e estimular a investigação geográfica, através da distinção do autor de um trabalho científico de excelência em Geografia. Os trabalhos premiados devem contribuir “para desenvolver processos de reflexão da Geografia e/ou para aprofundar criticamente o conhecimento geográfico, tanto numa área temática da Geografia, como no estudo de uma parte da superfície terrestre”.

Estudantes de mestrado também distinguidos

Os Prémios APG 2019 foram entregues durante o XII Congresso da Geografia Portuguesa. (Foto: APG)

Para além de Célia Ferreira, a APF distinguiu ainda dois estudantes da FLUP com o Prémio APG | Mestrado – Universidade do Porto, destinado aos autores do melhores científicos desenvolvidos, no último ano, no contexto dos cursos de segundo ciclo em Geografia da faculdade. Os premiados foram Bruno Carmo e Andreia Marisa Monteiro, tendo sido ainda atribuída uma menção honrosa a Bruno Silva.

A sessão de entrega dos Prémios APG 2019 decorreu no passado dia 14 de novembro, durante o XII Congresso da Geografia Portuguesa.