Quatro anos depois da sua primeira eleição, Domingos de Carvalho Ferreira, Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), foi reconduzido para um novo mandato como diretor da instituição para o quadriénio 2023-2027

Apresentando-se como candidato único ao ato eleitoral, o agora reeleito diretor da FFUP volta assim a merecer a confiança do Conselho de Representantes da faculdade para liderar os destinos da instituição por mais quatros anos.

Inserido numa lógica de continuidade, este segundo mandato será para Domingos Ferreira a oportunidade para “consolidar as linhas estratégicas” iniciada em 2019.

Sob o lema “Por uma Faculdade Moderna Dinâmica Sustentável”, o plano de ação da nova direção da FFUP apresenta como grandes objetivos “reforçar a atratividade da faculdade enquanto instituição de ensino superior”,” promover a inovação pedagógica” e “tornar a FFUP  mais competitiva nacional e internacionalmente não apenas do ponto de vista da formação, mas também na área da investigação científica”.

De igual forma, pretende “reforçar a ligação da FFUP à sociedade, através da prestação de serviços, e implementar princípios e boas práticas no âmbito da sustentabilidade, alinhados com os princípios europeus de desenvolvimento sustentável, e da própria Universidade do Porto”.

Para Domingos Ferreira a recandidatura foi “uma decisão difícil, face à pressão de fazer mais e melhor com recursos financeiros escassos”, mas também “ponderada”, fruto do seu “orgulho em pertencer a uma FFUP que reúne condições humanas, técnicas e científicas para poder ir mais longe”.

A tomada de posse de Domingos Ferreira terá lugar no próximo dia 7 de junho, pelas 16h30, na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da U.Porto.

Sobre Domingos Ferreira

Natural de Braga, onde nasceu a 19 de fevereiro de 1960, Domingos Ferreira é licenciado em Ciências Farmacêuticas (1984) e doutorado em Tecnologia Farmacêutica (1992) pela Faculdade de Farmácia da U.Porto. Professor Catedrático da faculdade desde 2012, dirige, desde 2015, o Departamento de Ciências do Medicamento e Curso de Mestrado em Tecnologia Farmacêutica FFUP.

Em paralelo com a carreira docente, Domingos de Carvalho Ferreira é vice-presidente da Comissão de Avaliação de Medicamentos do Infarmed, organismo em que desempenhou diversos cargos ao longo da carreira. Membro do Quality Working Party da European Medicines Agency (EMA) desde 2000, integrou a Comissão da Farmacopeia Europeia / Direção Europeia da Qualidade dos Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) entre 1997 e 2012.

Enquanto investigador, os seus interesses focam-se sobretudo no desenvolvimento, fabrico e controlo de medicamentos. Tem ainda uma vasta obra publicada nos domínios dos métodos de micro e nanoencapsulação de produtos de biotecnologia; do desenvolvimento de novos sistemas de libertação de fármacos usando nanopartículas; e do desenvolvimento de modelos modelos de cultura celular para estudos de absorção de fármacos.

Em 2019, foi eleito diretor da FFUP, sucedendo no cargo a José Manuel Sousa Lobo.

Domingos Ferreira assume que a recandidatura à direção da FFUP foi “uma decisão difícil, mas ponderada”, com o objetivo de levar a faculdade “ainda mais longe”.