O projeto para o Bairro de São João de Deus, no Porto, da autoria do arquiteto e professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Nuno Brandão Costa, e o projeto para o Complexo Residencial em Gallarate, Itália, assinado pelos arquiteto, antigo professor da FAUP e vencedor do Prémios Pritzker 1992, Álvaro Siza + Cor Arquitetos, estão entre os 21 projetos portugueses nomeados para o Prémio de Arquitetura Mies van der Rohe 2022

Dos trabalhos que estão na corrida àquele que é um dos mais importantes prémios internacionais de arquitetura, destacam-se também dois projetos “nascidos” na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. É o caso do Edifício de Enoturismo da Quinta da Aveleda, Penafiel, da autoria do Diogo Aguiar Studio, de Diogo Aguiar (alumnus da FAUP). O outro é o da Casa Pavilhão, Guimarães, resultado de uma colaboração entre o Diogo Aguiar Studio e o atelier Architectural Affairs,  de Andreia Garcia, também ela antiga estudante de Arquitectura.

De resto, a lista de nomeados  ao Prémio de Arquitetura Mies van der Rohe 2022 inclui vários outros projetos assinados por antigos estudantes da FAUP. Sâo eles: Seis casas e um jardim, Porto,  FALA Ana Luísa Soares e Filipe Magalhães com Ahmed Belkhodja; Reabilitação de três edifícios da Rua do Almada, Porto, Figueiredo+Pena Arquitetos Luís Pena e Tiago Figueiredo; Casa São Roque, Porto, e Casa Castanheiro, Mêda, João Mendes Ribeiro; e Tipografia do Conto, Porto, Pedra Líquida Nuno Grande com Alexandra Coutinho, Rita Basto e Jorge Gomes.

Duas fases de seleção

A lista de 449 projetos nomeados (concluídos entre outubro de 2018 e outubro de 2020), localizados em 42 países, foi anunciada no passado dia 2 de fevereiro pela Comissão Europeia e Fundação Mies van der Rohe. 7

Como resultado da pandemia, o calendário desta edição do Prémio foi adaptado e a seleção de nomeados vai decorrer em duas fases. Aos nomeados agora divulgados vai juntar-se, em setembro, um novo grupo de projetos concluídos entre novembro de 2020 e abril de 2021.

O Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe, no valor de 60 mil euros, foi instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe (em Barcelona). Na sua primeira edição, em 1988, o Prémio foi atribuído a Álvaro Siza pelo projeto do Banco Borges & Irmão, em Vila do Conde.

A lista oficial de projetos nomeados para a 1.ª fase do Prémio de Arquitectura Mies van der Rohe 2022 está disponível em aqui.