Quem somos nós? Seremos apenas um conjunto de átomos e moléculas? E os vírus? São ou não seres vivos? Os números existem ou são imaginários? O nada existe? Existe Deus? Estas são as várias perguntas que o Presidente de um hipotético país quer ver respondidas assertivamente pela CEC – Comissão de Ensino e Cultura do Senado. Assim começa a sinopse de Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático), a mais recente peça de teatro assinada por Manuel João Monte, Professor Associado aposentado do Departamento de Química e Bioquímica do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que desafiou Sofia Miguens, Professora Catedrática no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras (FLUP) para escreverem um livro a quatro mãos.

A ideia para este novo livro  surgiu no final do ano passado, mas só começou a ser escrita em abril deste ano. As 18 cenas da obra encontram-se divididas em dois atos e são guiadas por cinco perguntas acompanhadas por muita ciência, humor, saber e filosofia.

Editado em agosto pela U.Porto Press, Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático) conta com o prefácio de Teresa Lago, Professora Catedrática aposentada do Departamento de Física e Astronomia da FCUP (DFA-FCUP), e tem ainda um postal, cópia de um quadro a óleo de Viktoriya Borshch, esposa de Manuel João Monte, com o mesmo título.

Os dois docentes vão marcar presença numa sessão de autógrafos a decorrer no próximo dia 5 de setembro, pelas 17h00, no stand da U.Porto Press na Feira do Livro do Porto 2021. Também nesse dia haverá lugar para uma sessão com Orfeu Bertolami, Professor Catedrático do DFA-FCUP e autor do livro A solução final.

Esta peça de teatro sucede a O Bairro da Tabela Periódica, obra publicada em 2019 pela U. Porto Press (coleção Fora de Série, n.° 1). Como autor desta obra de divulgação científica, Manuel João Monte foi galardoado, em 2021, com o prémio José Mariano Gago, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Já em 2020, o docente da FCUP escreveu a peça “Arsenicum”, também publicada pela U. Porto Press (coleção Fora de Série, n.° 4).