Neste Comité estão representados países de todo o mundo (foto: D.R.)

Miguel Tato Diogo e Joaquim Góis, ambos docentes do Departamento de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram recentemente eleitos para integrar o Comité Internacional para a  Engenharia e Ciência da Segurança em Minas (International Committee on Mine Safety Science and Engineering), organismo e plataforma de comunicação que promove o conhecimento e troca de experiências internacionais no âmbito da engenharia e ciência da segurança em minas.

Os dois professores passam assim a integrar um Comité que agrega um número restrito de docentes oriundos de algumas das melhores escolas de Engenharia de Minas do mundo. University of Science and Technology Beijing (China), McGill University (Canadá), Colorado School of Mines (EUA), University of Queensland (Austrália), University of Witwatersrand (África do Sul), China University of Mining & Technology (China), Kumamoto University (Japão), Université de Mons (Bélgica) e Central Mining Institute (Polónia) são alguns exemplos das instituições representadas.

Entre as principais funções dos docentes da FEUP neste novo cargo, destaca-se o desenvolvimento de oportunidades de âmbito internacional na promoção da engenharia e ciência de segurança mineira e da interação entre entidades governamentais, indústriais e académicas nesta área.

Todo o conhecimento e investigação realizada pelo Comité culmina com a realização de uma conferência Internacional, onde se debatem questões importantes e fulcrais para a evolução desta área da engenharia. A 5.ª edição da iniciativa vai realizar-se em agosto de 2020, na cidade de Katowice (Polónia).

Mais informações aqui.