Paulo Talhadas dos Santos e Maria Leonor Fidalgo, docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), acabam de lançar um novo livro sobre a fauna exótica invasora em Portugal.

Em “Fauna exótica invasora em Portugal Continental, Açores e Madeira” pode encontrar-se uma lista das 216 espécies com presença registada no nosso país, organizadas por grupos zoológicos. Entre estas espécies há mexilhões, vespas, escaravelhos, mosquitos, peixes, lagostins, tartarugas e amêijoas.

Na verdade, este trata-se de um registo inédito no nosso país. “Não havia uma publicação com informação atualizada e sistematizada sobre a fauna exótica invasora em Portugal”, explicaram os autores em declarações à Wilder.

Vespa-asiática no topo das preocupações

Atualmente , estima-se que existam 181 espécies de fauna exótica invasora no Continente, 99 nos Açores e 86 na Madeira. Das 216 espécies conhecidas, 91 só ocorrem no Continente, 16 só ocorrem nos Açores e oito só na Madeira.

De todas as espécies animais invasoras, as que geram maior preocupação são a vespa-asiática, o lagostim-vermelho-da-luisiana e a tartaruga-da-flórida. Os autores destacam ainda o “nemátodo-de-madeira-de-pinheiro, o mosquito-do-dengue, o mosquito-tigre, o escaravelho-da-palmeira, a mosca-da-fruta-mediterrânica, as térmitas (em especial nos Açores), a amêijoa-asiática, a perca-sol, o peixe-gato-europeu, o mexilhão-zebra e as ratazanas (especialmente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores)”.

Com este livro, os investigadores pretendem fornecer ferramentas para compreender e gerir melhor a ameaça que estas espécies colocam à biodiversidade autóctone.

“Pensamos que o livro pode contribuir para um acréscimo no empenho de cidadãos, autoridades e governos, que se traduza em resultados positivos na prevenção e na gestão das espécies de animais com elevado potencial invasor”, realçaram os autores. E acrescentam: “Este livro foi feito a pensar nos “decisores, técnicos da administração central e autárquica, mas também nas empresas e no público em geral”.

Segundo Paulo Talhadas dos Santos e Maria Leonor Fidalgo, o livro pode também servir de suporte aos professores para exploração deste tema em sala de aula.

O livro  “Fauna exótica invasora em Portugal Continental, Açores e Madeira” estará disponível, já a partir desta semana, nas livrarias online, e, depois, nas livrarias físicas. A editora, a Afrontamento, prevê fazer a distribuição comercial a partir da segunda semana de janeiro de 2021.