ujr_2014_lab

Autores apontam caminhos para caminhos para a dinamização do trabalho prático nas aulas de Ciências.

Combina os saberes de oito investigadores e professores do ensino superior e secundário e assume como objetivo a promoção do trabalho prático e experimental nas aulas de Ciências no ensino secundário. Assim se resume o “Ensino Experimental das Ciências, Um Guia para Professores do Ensino Secundário – Biologia e Geologia”, título do mais recente lançamento da U.Porto Edições.

Assinada por António Guerner Dias, Benedito Calejo, Susana Pereira, Mª João Fonseca, José Pissarra, Luís Gustavo Pereira e Mª Manuel Loureiro Gomes,  esta obra destina-se, essencialmente, a professores de ciências do Ensino Secundário, centrando-se no trabalho prático e experimental. Para isso, procura apontar alguns caminhos que permitam contribuir para a dinamização do trabalho prático, com recurso aos equipamentos e materiais que se encontram disponíveis nos laboratórios de ciências das diferentes escolas.

O livro dedica particular atenção a algumas das mais modernas tecnologias experimentais, respeitando sempre as normas e recomendações de funcionamento em ambiente laboratorial e discutindo aspetos específicos do ensino experimental em Biologia e Geologia.

António Guerner Dias é professor auxiliar do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP); Benedito Calejo é professor convidado no ISMAI; Susana Pereira é professora associada do Departamento de Biologia da FCUP; Mª João Fonseca é assessora de comunicação no CIBIO-InBio Laboratório Associado; José Pissarra é professor associado do Departamento de Biologia da FCUP; Luís Gustavo Pereira é professor auxiliar do Departamento de Biologia da FCUP; Mª Manuel Loureiro Gomes é professora de Biologia e Geologia na Escola Básica e Secundária de Baião.

A cerimónia de lançamento de “Ensino Experimental das Ciências, Um Guia para Professores do Ensino Secundário – Biologia e Geologia” teve lugar no passado dia 27 de janeiro, no anfiteatro 0.41 do edifício FC4 da FCUP e, para além dos autores, contou com a participação do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo. A apresentação da obra ficou a cargo de José Azevedo, professor associado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da U.Porto que tem dedicado grande parte do seu trabalho à área da Comunicação da Ciência nos média.