O projeto ‘Fertile Futures’, com curadoria de Andreia Garcia (UBI/Architectural Affairs) e curadoria-adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar, docentes convidados da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foi selecionado para representar Portugal na próxima edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, dedicada ao tema “O Laboratório do Futuro”.

A equipa integra ainda Álvaro Domingues, professor da FAUP, e Aurora Carapinha, docente convidada do Programa de Doutoramento de Arquitetura da FAUP.

A proposta para o Pavilhão de Portugal pretende refletir sobre o “contributo da Arquitetura no redesenho do futuro descarbonizado, descolonizado e colaborativo, respondendo diretamente à convocatória de Lesley Lokko”, curadora da edição 2023 da Bienal.

Com foco em sete distintas hidrogeografias portuguesas profundamente marcadas pela ação antropocêntrica, a proposta ‘Fertile Futures’ encomenda a jovens arquitetas e arquitetos, em colaboração com especialistas de outras áreas de conhecimento, “a apresentação de modelos propositivos para um amanhã mais sustentável, saudável e equitativo, em cooperação não hierarquizada entre disciplinas, gerações e espécies”.

As equipas dedicadas a cada uma área das sete hidrogeografias são constituídas por: Space Transcribers e Álvaro Domingues, professor da FAUP (Bacia do Tâmega); Dulcineia Santos, alumna da FAUP, e João Pedro Matos Fernandes (Douro Internacional); Guida Marques e Érica Castanheira (Médio Tejo); Pedrez Studio e Aurora Carapinha (Albufeira do Alqueva); Corpo Atelier e Eglantina Monteiro (Rio Mira); Ilhéu Atelier e João Mora Porteiro (Lagoa das Sete Cidades); e Ponto Atelier e Ana Salgueiro Rodrigues (Ribeiras Madeirenses).

A comissão de apreciação do concurso foi composta por Paulo Carretas (DGArtes), Joaquim Moreno, professor da FAUP, Isabel Ortins Simões Raposo, Julia Albani e Nuno Grande, antigo estudante e professor da FAUP.

A Bienal de Arquitetura de Veneza decorrerá entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023. A Representação Oficial Portuguesa, comissariada pela Direção-Geral das Artes, ficará instalada no Palácio Franchetti, situado nas margens do Grande Canal de Veneza.

Recorde-se que em 2018 o projecto “Public Without Rhetoric“ com curadoria do professor e investigador da FAUP Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah foi selecionado para a representação portuguesa na Bienal de Veneza.

Sobre os curadores

Andreia Garcia fundou o atelier Architectural Affairs em 2016 no Porto, destacando-se na sua prática curatorial a Bienal de Arte Contemporânea da Maia (2019), o projeto Smaller Cities (Guimarães Capital Europeia da Cultura, 2012), e o Projeto Memória (Centenário do Theatro Circo de Braga, 2015).

É professora de Projeto de Arquitetura na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, e, desde o ano passado, vice-presidente da mesma faculdade. É co-fundadora, com Diogo Aguiar, da Galeria de Arquitetura, no Porto, um espaço dedicado à reflexão sobre arquitetura e território.

Ana Neiva é Professora Auxiliar convidada na FAUP e na Universidade Lusófona, onde é vice-diretora do centro de investigação Arq.ID. É investigadora nas áreas da curadoria de arquitetura, refletida no seu doutoramento: “Exhibiting Portuguese Architecture. Twentieth-century Curatorial Strategies” (FAUP,2020), e nas transferências interdisciplinares entre Arquitetura e Saúde.

Em paralelo, desenvolve projetos de arquitetura e curadoria, com destaque para as exposições “Porto – The City, the School and the masters” para a UABB 2015 (SZ), Bi-City Biennale of Urbanism/Architecture (Shenzhen, 2015) e “Lo studio Ginoulhiac – 10 Anni. 10 Case. 10 Temi di Architettura” (Bérgamo e Porto, 2019).

Diogo Aguiar é Professor Convidado da FAUP, onde se licenciou em 2008. Foi cofundador e arquiteto principal dos LIKEarchitects, representados na Bienal de Veneza em 2014, sob a curadoria de Pedro Campos Costa.

O estúdio que fundou em nome próprio, em 2016, fez também parte da representação portuguesa na Bienal de Veneza em 2018, sob curadoria de Nuno Brandão Costa e Sérgio Mah.