A Faculdade de Arquitetura, desenhada por Álvaro Siza, é um dos cinco edifícios da U.POrto que fazem parte do roteiro deste ano do “Open House Porto”.

As portas de 70 espaços arquitetónicos do Grande Porto vão ser novamente abertas à população pelas mãos de docentes e investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Joana Couceiro e Nuno Valentim são os comissários da 5.ª edição do Open House Porto, que irá decorrer no fim-de-semana de 29 e 30 de junho.

O evento que tem por desígnio declarado “abrir de forma gratuita as arquiteturas e o debate à cidade” terá este ano como tema a “Vida Interior”, prometendo “abrir o interior e a intimidade” de muitos edifícios e estruturas de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia que não se encontram habitualmente disponíveis ao olhar do público.

Os espaços selecionados por Joana Couceiro e Nuno Valentim compõem um roteiro que, nas palavras dos comissários, “vai desvelar muitas casas, palácios, quintas, pátios, jardins, bairros, edifícios banais, alguns monumentos; entrar na cidade, penetrar nos seus segredos, saber dos seus interstícios e das pessoas (ou da sua ausência)”.

Também cinco edifícios da Universidade do Porto integram o roteiro de visitas da edição deste ano do “Open House Porto”. A Residência Universitária Campo Alegre I, a Casa Primo Madeira (sede do Clube Universitário do Porto), o edifício da Faculdade de Arquitetura, o complexo da Casa Cor de Rosa, Cavalariças e Pavilhão Carlos Ramos da FAUP e o edifício da Reitoria da U.Porto fazem parte da lista de 70 locais que estarão abertos ao público nos dias 29 e 30 de junho.

Tal como nas anteriores edições, o acesso à grande maioria das visitas é feito sem marcação, por ordem de chegada dos participantes. Cada espaço poderá ser visitado livremente, dentro do horário estipulado, havendo ainda a hipótese de fazer, em cada espaço, uma visita acompanhada por voluntários da iniciativa ou visitas comentadas por especialistas ou pelo próprio autor do projeto.

O roteiro completo de espaços e todas as informações sobre horários e modalidades de visitas estão disponíveis no site do evento, uma organização da Casa da Arquitetura, que conta com a parceria estratégica das câmaras municipais de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.