José Manuel Amarante, professor catedrático jubilado e antigo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi agraciado com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (OM), distinção atribuída aos clínicos que “pela sua atividade e mérito pessoal, tenham contribuído relevantemente para a dignificação da profissão médica e da medicina em geral”.

A ligação de José Manuel Amarante à FMUP começou logo na formação académica, pois foi nesta instituição onde se licenciou (1973) e doutorou (1991). E prolongou-se ao longo da carreira de docente, onde alcançou os graus de professor auxiliar (1992), professor associado (1995) e professor catedrático (1998). Em 2018, tornou-se professor catedrático jubilado e foi proposto por unanimidade, pelo conselho científico da FMUP, para Professor Emérito da U.Porto.

Entre os cargos desempenhados na academia, inclui-se o de professor coordenador de Cirurgia e de Prática Clínica e o de diretor do Serviço de Cirurgia Experimental e Biotério e do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva, Estética e Cirurgia Maxilo-Facial. Foi também diretor da Faculdade de Medicina durante dois mandatos (2001-2007).

Membro de 28 associações científicas nacionais e internacionais, algumas das quais chegou a presidir, José Amarante participou na fundação da primeira revista nacional de cirurgia. Com mais de 200 publicações científicas assinadas, contabiliza um total de mais de 30 mil intervenções como cirurgião ao longo da sua carreira.

A cerimónia promovida pela OM distinguiu outras 17 personalidades ligadas à medicina e antecedeu o encerramento do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, realizado na passada semana no Porto, e que teve como tema principal “O Médico líder na Saúde e na Sociedade”.