João Veloso foi premiado durante a 45ª. reunião anual da Societas Linguística Europaea

Um trabalho da área da Linguística da autoria de João Veloso, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigador do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), recebeu o segundo prémio do concurso de pósteres científicos do 45th Annual Meeting da Societas Linguística Europaea, que decorreu entre 28 de agosto e 1 de setembro de 2012 na Universidade de Estocolmo (Suécia).

Trata-se do poster Inter-Judge Agreement in Transcribing Dialectal Data: A Study of a Corpus of Dialectal Portuguese, de João Veloso (professor do Departamento de Estudos Portugueses e de Estudos Românicos da FLUP, investigador e coordenador do Centro de Linguística da Universidade do Porto) e Pedro Tiago Martins (investigador do mesmo Centro).

Neste trabalho, é proposta e testada com sucesso a aplicação de uma metodologia de avaliação da fiabilidade das transcrições fonéticas de fala infantil e patológica à transcrição dos dados de fala dialetal – o Consenso entre Transcritores. Graças a esta técnica, foi possível melhorar a qualidade e fiabilidade das transcrições fonéticas de um conjunto de amostras dialetais previamente selecionadas que apresentaram, num primeiro momento, dificuldades de transcrição no tocante à notação de variações específicas (de caráter dialetal e/ou alofónico: realização de chevá, realização de róticos, fricatização de oclusivas sonoras intervocálicas e desvozeamento de sílaba átona final).

O trabalho insere-se no projeto do Arquivo Dialetal do Centro de Linguística da Universidade do Porto, um acervo de cerca de sete dezenas de amostras dialetais do português europeu linguisticamente catalogadas e analisadas, que será disponibilizado on-line na página do CLUP no próximo mês de novembro.

No mesmo congresso, foram ainda apresentados outros trabalhos de investigação de linguistas do Centro de Linguística da Universidade do Porto.