Anabela Cordeiro, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e investigadora no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), é a mentora de um projeto que pretende, com recurso a um teste celular complementado com um serológico, identificar a capacidade de resposta imunológica de doentes assintomáticos, após recuperação pela infeção de COVID-19.

Desenvolvido em parceria com o Banco de Sangue do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia| Espinho (CHVNG/E), o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC) e o Instituto de Saúde Publica da U.Porto (ISPUP), e financiado no quadro da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19” da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),  o projeto de investigação conjuga a deteção da resposta celular específica das células do sangue periférico, com a resposta serológica de anticorpos específicos contra as proteínas do coronavírus SARS-COV-2 na sua conformação nativa, o que não acontece nos kits sorológicos que existem atualmente no mercado.

A grande inovação é a possibilidade de se testar, com recurso a técnicas laboratoriais, a resposta celular à presença da proteína do novo coronavírus, através de estimulação de células de pacientes em contacto com o SARS-COV-2 e verificar a capacidade de resposta a nova infeção.

De acordo com Anabela Cordeiro, “o método conjuga a resposta das células com a resposta dos anticorpos. Nós queremos identificar o estado imunológico da pessoa que contactou com o vírus, ou seja, se a pessoa tem a capacidade de as suas células responderem ao novo contacto do vírus e produzir anticorpos contra o SARS-COV-2, e que tipos de anticorpos são esses. Se são polireativos sem especificidade contra o vírus, ou se são anticorpos que podem neutralizar o vírus”.

Os resultados da investigação podem ser fundamentais para determinar a possibilidade de utilização de marcadores celulares, em conjunto com os anticorpos produzidos por estes doentes assintomáticos, na avaliação do estado imunológico antes da vacinação e da capacidade destes anticorpos no tratamento de doentes infetados.

Na frente de combate

Professora Associada com agregação em Imunologia e diretora do Laboratório de Microbiologia da FFUP, Anabela Cordeiro tem-se destacado na frente de combate à pandemia da Covid-19. Coube-lhe liderar, por exemplo, o projeto que culminou na produção em massa de milhares de meios de transporte utilizados nos testes para despiste de COVID-19 em várias unidades hospitalares do Norte do país.

A investigadora natural de Vila Franca (Viana do Castelo) é também a coordenadora do grupo de investigação em Doenças Parasitárias do i3S. Foi a partir dali que liderou vários estudos sobre a Leishmaniose, os quais lhe valeram, entre outras distinçõesa conquista da 10.ª edição do NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação (antigo Prémio BES Inovação), um dos mais importantes galardões nacionais no campo da investigação científica e da inovação.