Marcela Alves Segundo, docente do Laboratório de Química Aplicada do Departamento de Ciências Químicas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), iniciou neste mês de janeiro um mandato de três anos (2023-2025) como Chair da Divisão de Química Analítica da EuChemS – Sociedade Europeia de Química.

Eleita em agosto de 2022 pelos delegados da Divisão, nomeados por 33 sociedades europeias de Química, Marcela Segundo terá a seu cargo a coordenação das atividades da Divisão, nomeadamente a organização da conferência EuroAnalysis e os trabalhos em curso nos diversos working groups.

A EuChemS representa mais de 160.000 químicos europeus através de 49 sociedades científicas e organizações da área da química e teve origem na FECS – Federation of European Chemical Sciences, estabelecida em 1970.

Um compromisso com a Química

Marcela Alves Segundo licenciou-se em Microbiologia, em 1997, pela Universidade Católica Portuguesa – Escola de Biotecnologia. Em 2002 obteve, pela mesma instituição, o doutoramento em Biotecnologia, especialidade de Química.

Iniciou a sua carreira como docente da Universidade do Porto em 2006, encontrando-se atualmente no Laboratório de Química Aplicada do Departamento de Ciências Químicas da FFUP. Mais recentemente, em 2022, prestou Provas de Agregação, ramo de conhecimento em Ciências Farmacêuticas – Química Analítica.

Conciliando a docência e a investigação, atividade que desenvolve enquanto investigadora integrada no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), Marcela Segundo contribui ativamente para a transferência de conhecimento para a sociedade. Exemplos desse contributo são os diferentes cargos assumidos na Sociedade Portuguesa de Química: Secretário-Geral Adjunto entre 2010 e 2013; Membro da Direção da Divisão de Química Analítica desde 2014; e Presidente da Direção da Divisão de Química Analítica entre 2016 e 2018.

A presença em organizações internacionais decorre em paralelo com a sua atividade em Portugal. Antes de assumir a liderança da Divisão de Química Analítica da EuChems, foi Secretária da referida Divisão entre 2018 e 2022.

O seu contributo à ciência tem sido pontuado por inúmeras homenagens e distinções. Neste âmbito destaca-se a conquista, em 2016 do FIA Award for Science, atribuído pela Japanese Association for Flow Injection Analysis e destinado a investigadores de todo o mundo que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento e aplicação de técnicas de análise em fluxo.

Mais recentemente, foi uma das 60 cientistas de todo o mundo distinguidas como “Female role model in Analytical Chemistry, atribuída pela publicação Analytical and Bioanalytical Chemistry, da prestigiada editora Springer Nature.