Helena Vasconcelos, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), empenhou-se na coordenação de uma task-force europeia orientada para a partilha de esforços na pesquisa da COVID-19, em parceria com Thomas Mohr da austríaca Science Consult.

Criada pela STRATAGEM, uma ação COST (Cooperação Europeia para a Ciência e Tecnologia) que desenvolve um trabalho de investigação na área oncológica, a task-force tem como principal objetivo reunir esforços e experiência científica para sintetizar novas moléculas e identificar medicamentos aprovados pela FDA, que possam ser reposicionados como agentes antivirais contra o SARS-CoV-2, assim como contribuir para o diagnóstico ou prognóstico de COVID-19.

Para a docente da FFUP e também investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde  (i3S), “a necessidade de se criarem rapidamente equipas multi, inter e transdisciplinares nunca foi tão evidente”.

Foi nesse sentido que Helena Vasconcelos e Thomas Mohr começaram desde cedo a desenvolver parcerias com cientistas de áreas de conhecimento complementares. Após o contacto com presidentes de outros projetos COST, surge então esta “Network informal entre Ações COST”, uma rede de partilha de conhecimento científico dedicada à COVID-19.

A rede abrange atualmente áreas tão variadas como a química medicinal, farmacologia, biologia celular, biologia molecular, genética, medicina de sistemas, medicina, bioinformática, biotecnologia e virologia. Até porque, como afirma Helena Vasconcelos, “este problema de saúde sem precedentes exige a colaboração entre várias áreas da ciência de forma rigorosa, inovadora e expedita”.

Sobre Helena Vasconcelos

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela FFUP (1991), Helena Vasconcelos é mestre e doutorada na área da Química pela  Universidade de Aberdeen, na Escócia. Atualmente, é docente do Departamento de Ciências Biológicas da FFUP e Líder do Grupo de Resistência às Drogas contra o Cancro do i3S / IPATIMUP.

O seu trabalho de investigação está direcionado para a área oncológica, através da identificação e validação de biomarcadores e alvos terapêuticos para superar a resistência aos medicamentos no cancro.