Alírio Rodrigues, professor catedrático jubilado da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP), foi distinguido com o título de Fellow pela International Adsorption Society (IAS), “pelas suas contribuições significativas enquanto cientista fora de série”, ‘pelas determinantes conquistas na área da adsorção” e ainda “pelo excelente serviço serviço prestado à IAS e a toda a comunidade internacional ao longo de mais de dez anos enquanto membro”.

O também investigador, principal impulsionador e anterior diretor do Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) da FEUP, passa a integrar um grupo restrito de cerca de 20 elementos e é, aliás, o único português com esta distinção.

As nomeações são feitas anualmente, seguindo-se um período de análise pelos membros do Board da IAS.Em 2020, foram eleitos quatro novos Fellow: a Alírio Rodrigues juntaram-se dois investigadores dos Estados Unidos e um de Singapura.

Alírio Rodrigues explica o significado desta nomeação, bem como os seus objetivos nesta sua nova responsabilidade enquanto Fellow: “trabalhar com a geração mais nova para continuar a ver a U.Porto no mapa…apesar do COVID-19 ”.

Dadas as circunstâncias vividas atualmente de pandemia mundial, está ainda por anunciar a data da cerimónia de apresentação oficial dos novos Fellows IAS 2020. Adicionalmente, a lista dos novos membros será publicada no journal IAS ‘Adsorptiom’, bem como será realizada uma homenagem pública durante a próxima Reunião Internacional da IAS, Fundamentals of Adsorption FOA 15 agendada para 2022, em Denver, E.U.A.

Sobre Alírio Rodrigues

Com 40 anos dedicados à investigação e ensino, Alírio Rodrigues é um nome incontornável da investigação em engenharia química a nível internacional. Autor de seis patentes e mais de 600 artigos científicos, que reúnem em conjunto mais de 20 mil citações, é um dos autores mais citados a nível mundial na área da engenharia química.

Licenciado em Engenharia Química pela FEUP em 1968 e doutorado em 1973 pela Universidade de Nancy, Alírio Rodrigues iniciou em 1976 a sua carreira docente na FEUP, onde desempenhou funções como Diretor em dois períodos distintos (1978-1979 e 1984-1990). Jubilou-se em 2013.

Foi o fundador, principal impulsionador e anterior diretor do Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) da Faculdade de Engenharia, onde orientou cerca de 60 teses de doutoramento.

Entre as inúmeras distinções de que foi alvo ao longo da carreira, incluem-se o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2009), a “Medalha de Mérito Científico do MCTES” (2016) ou a Medalha de Excelência em I&D&I, atribuída pela Associação Nacional Espanhola de Químicos e Engenheiros Químicos (ANQUE). Pelo caminho , Professor Emérito da U.Porto esteve também envolvido em projetos de investigação premiados a nível internacional

Sobre a IAS

Criada em 1989, a International Adsortion Society tem como principal objetivo reunir uma comunidade de investigadores de todo o mundo ligados ao tema da adsorção, seja na indústria, na academia ou no governo, no sentido de contribuir para o avanço científico no campo da adsorção e em áreas que vão da termodinâmica molecular fundamental dos fenómenos de adsorção, dos processos de separação industrial ou até das aplicações de adsorção em nanotecnologia.

Mais informações aqui.