É já a quarta vez que João Catalão colabora nas revistas IEEE Transactions (Foto: DR)

João Catalão, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do INESC TEC, foi recentemente nomeado Editor Associado do IEEE Transactions on Industrial Informatics (TII) que, de acordo com a ISI Web of Science, é a melhor revista do mundo na área de Industrial Engineering.

Atingindo um fator de impacto (IF) de 5,430, esta é já a quarta vez que João Catalão colabora numa ‘IEEE Transactions’, juntando-se à sua participação nas revistas ‘IEEE Transactions on Sustainable Energy (IF: 6,235)’, ‘IEEE Transactions on Power Systems (IF: 5,255)’, e ‘IEEE Transactions on Smart Grid (IF: 7.364)’, todas elas de grande prestígio a nível mundial (primeiro decil – top 10% – do ISI Web of Science).

Recentemente, o docente da FEUP foi também considerado pela revista internacional de referência NATURE como um dos autores mais hiper-produtivos a nível científico. No artigo “The scientists who publish a paper every five days” (13 Sept. 2018, Vol. 561, NATURE, pp. 167-169), foram apresentados resultados de um estudo exaustivo na base de dados SCOPUS acerca dos autores que, em qualquer ano civil entre 2000 e 2016, em todas as áreas científicas, publicaram mais de 72 artigos (de revista e conferência) por ano, um número que muitos considerariam impossível de alcançar.

Nesta lista de autores híper-produtivos cientificamente (hyperprolific authors), a nível mundial, apenas três docentes/investigadores afiliados em Portugal são mencionados, sendo João Catalão um desses três, juntamente com Rui Reis, da U.Minho, e Carlos Guedes Soares, da U.Lisboa.

Com 93 publicações indexadas no SCOPUS em 2015 e com 87 em 2017, já por duas vezes João Catalão ultrapassou a barreira mítica dos 72 artigos por ano, o que dá uma média superior a um artigo a cada cinco dias. Com 56 publicações já confirmadas em 2018 em várias das melhores revistas e conferência mundiais da área (nomeadamente, IEEE, IET e Elsevier), o docente espera voltar a ultrapassar esta meta até ao final do ano, o que aconteceria pela terceira vez nos últimos quatro anos.