Domingos Silva Matos, professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), recebeu, no passado dia 10 de novembro, a Medalha de Mérito do Grupo Português de Betão Estrutural (GPBE), como reconhecimento pelo seu contributo excecional para o desenvolvimento do betão estrutural. A distinção foi atribuída no âmbito das 6.ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas, que decorreram no auditório do LNEC.

“É um reconhecimento de carreira, pelo trabalho que desenvolvi no domínio das barragens de betão na EDP durante 42 anos de atividade”, acredita Domingos Silva Matos, destacando o contributo da atividade docente que vem desenvolvendo desde 1973, na FEUP, “em particular as aulas de Estruturas de Betão Armado entre 2011 e 2017, como professor associado convidado”.

Instituída no ano 2000, a Medalha de Mérito do GPBE – à semelhança da Medalha de Mérito da Fédération International du Beton (fib) – , surgiu com o propósito de homenagear Engenheiros que se tenham distinguido de forma excecional no domínio do Betão Estrutural.

De periodicidade bienal, esta distinção foi já atribuída a dois docentes da FEUP (Joaquim Sarmento, em 2000, e Joaquim Azevedo Figueiras, em 2008).

O GPBE é membro nacional na fib -International Federation for Structural Concrete. É uma associação técnico-científica que tem por missão desenvolver atividades de divulgação, sessões técnicas e conferências na área do Betão Estrutural.