O docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Luís Miguel Cunha, é um dos organizadores de um novo Manual de Rotulagem Alimentar, uma obra que será apresentada publicamente no próximo dia 14 de dezembro, no TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.

O livro “Manual de Rotulagem Alimentar – Abordagem integrada desde os operadores económicos ao consumidor”, que o docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território (DGAOT) ajudou a organizar, conta com um amplo leque de contributos de investigadores, profissionais do setor agroalimentar e representantes das entidades nacionais competentes.

“Este Manual é uma obra única em Portugal, sendo o primeiro a apresentar uma cobertura tão abrangente e aprofundada da temática”, refere Luís Cunha. Tendo como pano de fundo o Regulamento (UE) n.º 1169/2011 e a perspectiva dos atores do setor alimentar no que diz respeito à sua aplicação e ao uso da rotulagem pelos consumidores, este manual pretende fornecer as ferramentas necessárias para descodificar o quadro jurídico vigente.

Paralelamente, a obra analisa algumas das alterações que o quadro normativo em vigor a nível europeu poderá vir a sofrer devido ao processo de revisão legislativa a decorrer atualmente.

Manual com apresentação pública

A apresentação pública da obra realiza-se às 15h00 do dia 14 de dezembro, no Foyer (1.º piso) do Edifício Business Center, no TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia. O evento é de entrada livre, mas sujeito a inscrição prévia obrigatória.

A sessão contará com a presença da Diretora do Programa Nacional para a Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, Maria João Gregório, também docente na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto, e dos organizadores da obra: Francesco Montanari, Ana Pinto de Moura e Luís Miguel Cunha, ambos investigadores no GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável.

Sobre Luís Miguel Cunha

Professor Associado da FCUP, no Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Luís Miguel Cunha é Investigador Integrado no GreenUPorto, onde coordena o Grupo de Perceção do Consumidor e Análise Sensorial.

Engenheiro Alimentar (1993) e doutorado em Biotecnologia, com especialização em Engenharia e Ciência Alimentar (1999), pela Universidade Católica, realizou parte da sua formação no Unilever Research Centre, nos Países Baixos, e na University of California, Davis, dos Estados Unidos da América.