O docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Rolando Martins, é o novo “vice-chair” do Capítulo Português da IEEE Computer Society, a principal organização de membros do mundo dedicada à ciência e tecnologia da computação. 

Rolando Martins assumiu funções a 11 de janeiro e vai auxiliar o “chair” do capítulo, Alfredo Ferreira, do Instituto Superior Técnico, na gestão portuguesa. “O objetivo é dar relevo às atividades de computer science do IEEE junto das diversas universidades, e se possível junto das empresas”, explica o docente do Departamento de Ciência de Computadores. 

“Queremos aumentar as sinergias com outros comités técnicos do IEEE, permitindo assim a nossa presença em fóruns de decisão que influenciam diretamente a área de ciência de computadores em Portugal”, acrescenta. 

De acordo com o também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), esta participação será também importante para dar visibilidade aos cursos da FCUP e da U.Porto e na promoção da faculdade como entidade de referência na área. 

A IEEE Computer Society Chapter Portugal é a a delegação portuguesa da Computer Society e está integrada na Secção IEEE Portugal, por si própria a maior organização profissional de Engenharia do mundo. A Secção IEEE Portugal faz parte da Região 8 (Europa, África, Médio Oriente e Rússia) do IEEE, conta com mais de 1.500 membros, que fazem parte de um universo de profissionais de diferentes áreas da tecnologia, bem como uma comunidade em crescimento de estudantes de diferentes Instituições de Ensino Superior portuguesas.