Paulo Célio Alves, docente do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências (FCUP) e investigador Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto, tomou posse, no passado dia 4 de abril, como Presidente da Direção da Associação Estação Biológica de Mértola (EBM).

Constituída em 2021, a Associação EBM é uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão garantir a gestão da atividade científica, tecnológica e educativa da futura Estação Biológica de Mértola.

Este é um projeto pioneiro que tem estado a ser desenvolvido pelo CIBIO-InBIO, em conjunto com a Câmara Municipal de Mértola, e consiste no aproveitamento dos antigos celeiros da Empresa Pública de Abastecimento do Cereal (EPAC), abandonados há 40 anos, para a sua transformação na futura Estação Biológica de Mértola.

Com conclusão prevista para este ano, o projeto tem motivado a realização de várias atividades dinamizadas pelo CIBIO-InBIO/Associação Biopólis, em parceria com a FCUP e a autarquia local.

Exemplo disso é a iniciativa que trouxe a Mértola 32 estudantes da Universidade de Montpellier (França). Em Portugal desde o passado dia 29 de março, o grupo está a desenvolver trabalhos de campo, sob orientação de Paulo Célio Alves, considerando o território de Mértola como o seu objeto de estudo.

A Estação Biológica de Mértola está a ser instalada nos antigos celeiros da Empresa Pública de Abastecimento do Cereal (EPAC). (Foto: DR)

A Assembleia Geral para eleição dos corpos sociais da Associação Estação Biológica de Mértola (EBM) decorreu no Salão Nobre do Município de Mértola e contou com a presença de Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto para a Investigação, Inovação e Internacionalização, e de Nuno Ferrand, diretor do CIBIO-InBIO e docente da FCUP.

De acordo com a Câmara Municipal de Mértola, serão agora iniciados contactos com várias entidades nacionais e internacionais para dar a conhecer a EBM, preparar o plano de atividades e alargar o grupo de parceiros e associados ao projeto.

O Vice-Reitor da U.Porto, Pedro Rodrigues (à direita, na foto) e Nuno Ferrand, diretor do CIBIO-InBIO (segundo a contar da direita) marcaram presença na tomada de posse dos corpos sociais da Associação EBM. (Foto: Câmara Municipal de Mértola)