Ana Alves Costa, professora na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), integra a equipa de arquitetos seleccionada para a edição Habitar Portugal 2012/17.

A proposta ‘Espaço Público: Uma Casa para Todos’ foi escolhida no âmbito do concurso lançado pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos (OA), aberto a todos os arquitetos inscritos na associação profissional, para a seleção do comissariado do Habitar Portugal 2012-17, dedicado ao tema Espaço Público.

A equipa, que conta também com os arquitectos Susana Lobo (comissária geral), João Fôja, João Gomes, Ricardo Agarez e Susana Constantino (comissários regionais), ficará responsável por selecionar um conjunto de obras de arquitetura construídas entre 2012 e 2017, projetadas por arquitetos inscritos na OA, e que considere as mais significativas e representativas da produção arquitetónica daquele período.

Escolhida entre as quatro apresentadas a concurso, a proposta tem como tema orientador ‘Espaço Público: Uma Casa para Todos’, a partir da ideia do espaço público no próprio espaço público, e organiza-se em torno de quatro núcleos: Símbolo, Recurso, Produto e Prática.

Em segundo lugar na classificação do concurso ficou a proposta ‘Arquitectura do Espaço Público, Hoje’ dos arquitetos Luís Viegas, Rodrigo Coelho e Rui Américo Cardoso, professores na FAUP.

‘(Trans)formação’ da arquiteta Andreia Garcia e ‘Espaço Público – Para nós e para todos’, dos arquitetos Rita Palla Aragão e Tiago Castela, completam as propostas apresentadas a concurso.

O Júri foi constituído pelos arquitetos Sílvia Barros e Rui Florentino, representantes do Conselho Directivo Nacional da OA, Nuno Távora, representante da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, Pedro Vinagreiro, representante da Secção Regional Norte, e José Manuel Pedreirinho, presidente do Júri.

A exposição Habitar Portugal é uma iniciativa cíclica, de três em três anos, que pretende aproximar os cidadãos da arquitetura e, em simultâneo, divulgar a mais recente arquitetura portuguesa, tendo como base o levantamento de obras da autoria de arquitetos portugueses, construídas em Portugal e no estrangeiro, no período que lhe confere o título.

A partir desta edição, a OA decidiu alargar a periodicidade do projecto Habitar Portugal de três para seis anos, agora subdividido em dois temas: Espaço Público e Edificações.