É uma experiência que vai para além do esforço, ou poderemos mesmo dizer, da luta contra o esquecimento do repertório etnográfico. É um exercício educativo que se mantém fiel às raízes, às origens da memória, acrescentando uma vertente artística. O coletivo Aurum et Purpura, em parceria com o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP), apresenta, no próximo dia 3 de março, às 21h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, o concerto Do Povo para o Povo.

O ensemble musical Trovar o Povo, constituído por dois jovens músicos portugueses especializados em música antiga, vai apresentar um programa que parte das recolhas etnográficas do folclore português, realizadas de norte a sul do país, reinventando-as. É um novo objeto artístico que une a interpretação etnográfica e histórica à criação e recriação musical.

Através de quatro temáticas – a Voz dos lavores; Fé e salvação; Canção: a companheira de vida; Pátria: amor e saudade – o concerto pretende abordar as influências e realidades históricas do povo português.

Os instrumentos que vão “subir ao palco” são a flauta de bisel, para relembrar a sonoridade dos instrumentos solísticos, o adufe para intensificar os ritmos, a voz… Tudo isto complementado pela dança.

Será ainda feita uma breve introdução entre cada um dos capítulos, de forma a situar histórica e etnograficamente a variedade ritualística da cultura tradicional portuguesa.

A vida pela voz das Cantadeiras do NEFUP

Neste Concerto, o NEFUP surge como parceiro artístico, estabelecendo um diálogo entre diferentes perspetivas de trabalho do repertório etnográfico português.

As Cantadeiras vão interpretar cantares de todo o país, que retratam a vida, o sonho, os amores e a fé das mulheres de outrora e de agora. Vão fiando e tecendo estórias que se interligam com os temas interpretados. O repertório é maioritariamente polifónico e a capella, pontuado por percussão tradicional e outros instrumentos.

Alguns temas serão apresentados na forma recolhida no cancioneiro tradicional português, enquanto outros são arranjados por André Ruiz, Cláudia Monteiro e Daniela Leite Castro.

A direção musical ficará a cargo de Cláudia Monteiro.

As Cantadeiras do NEFUP. (Foto DR)

Trovar o Povo

Com uma atividade relevante em Portugal, Reino Unido, Alemanha e nos Países Baixos, este ensemble tem como missão reclamar o folclore português nas suas origens, lutando a desertificação da história e cultura tradicional portuguesas.

Os seus programas apresentam uma interpretação etnográfica, aliada a uma recriação musical que acentua as origens históricas de cada canção, remetendo aos tempos medievais, renascentistas, entre outros.

O NEFUP é um organismo de extensão cultural da Universidade do Porto que tem como objetivos principais a recolha e divulgação do património etnográfico e folclórico português, tanto através da realização de espetáculos temáticos, como da dinamização de projetos de investigação e eventos formativos e culturais.