A dissertação ‘A Ruína de Hoje: Memória e Transformação – Intervenção no Convento da Madre de Deus de Monchique, no Porto’, da autoria de João Pedro Ferreira, antigo estudante do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), e que contou com a orientação do docente Pedro Alarcão, foi distinguida com uma menção honrosa  no âmbito da 1.ª edição do Prémio do Colégio de Património Arquitetónico, promovido pela Ordem dos Arquitectos.

Na proposta premiada, João Pedro Ferreira procurou entender “como intervir em arquiteturas preexistentes em contexto patrimonial”, a partir de um projeto hipotético para o convento da Madre de Deus de Monchique, edifício do século XVI localizado no centro histórico do Porto.

Para o júri, constituído por João Mendes Ribeiro, que presidiu ao coletivo, Elsa Duarte (DGPC), Margarida Quintã (CDN), João Nuno Pernão e Nuno Valentim (CPA), a dissertação “apresenta um excelente enquadramento teórico de Conservação e Reabilitação, com domínio da bibliografia”.

Com base na análise a três casos de intervenções em edifícios de tipologia similar ao objeto de estudo, projetos relevantes no contexto da arquitetura nacional contemporânea, o trabalho “propõe uma intervenção sensível, com uma tipologia adequada ao edifício a preservar. O projeto denota seriedade e insere-se numa aproximação disciplinar de grande correção”, consideraram ainda os jurados.

O estudo desenvolve-se em torno de dois caminhos complementares: o primeiro tem como objetivo entender a questão do restauro e da conservação nos seus enunciados teóricos e filosóficos. O segundo prende-se com a perceção do restauro em edifícios históricos em Portugal, especificando então três projetos de recuperação e reconversão de antigo mosteiros – da autoria dos arquitetos Fernando Távora, João Carrilho da Graça e Eduardo Souto de Moura -, utilizados como casos de estudo pela proximidade com o projeto para o convento de Monchique.

O trabalho premiado tem como objetivo entender “como intervir em arquiteturas preexistentes em contexto patrimonial”, a partir de um projeto hipotético para o convento da Madre de Deus de Monchique, edifício do século XVI localizado no centro histórico do Porto. (Desenho: João Pedro Ferreira)

Sobre o Prémio do Colégio de Património Arquitectónico

Atribuído pelo Colégio do Património Arquitectónico, em articulação com o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, o Prémio CPA tem como objetivo incentivar a qualidade dos trabalhos de investigação, no âmbito de Mestrado e na variante de dissertação  teórica, com incidência na salvaguarda e valorização do património arquitetónico português ou de origem portuguesa, que possuam originalidade ou contribuam significativamente para o avanço do conhecimento nesta área. Pretende, ainda, promover o seu reconhecimento público e o fortalecimento da relação do CPA com a Academia.

Nesta primeira edição, o Prémio CPA foi atribuído à dissertação ‘A Quinta da Cardiga: Aproximação à sua Arquitetura, Paisagem e Território’, da autoria de Joana Saque (Universidade de Évora). Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao trabalho ‘Castelo de Monsanto: Uma proposta de Intervenção’, de Joana Ferreira (Universidade de Coimbra).

Esta edição do Prémio CPA recebeu 63 candidaturas, tendo o Júri considerado tratar-se de uma seleção entre trabalhos de grande qualidade. A cerimónia de entrega dos Prémios CPA 2021 será anunciada brevemente nos meios da Ordem dos Arquitectos.